O Nubank (AndroidiOS) terminou 2024 com 114,2 milhões de clientes, um incremento de 22% contra 94 milhões de um ano antes. Em clientes ativos também cresceu 22%, de 78 milhões em 2023 para 95 milhões no final do último ano.

Os dados foram apresentados pela companhia na última quinta-feira, 20, e consideram as três operações do Nubank: Brasil, Colômbia e México. Levando em conta apenas a operação brasileira, o banco tem em sua base 58% da população adulta brasileira com 102 milhões de clientes.

Por sua vez, o México se destaca ao chegar aos primeiros 10 milhões de clientes e a Colômbia tem 2,5 milhões.

Operacional do Nubank

Os depósitos do Nubank cresceram 22% com US$ 24 bilhões em 2024, ante US$ 29 bilhões de um ano antes. 80% (US$ 23 bilhões) são do Brasil; 15,5% (US$ 4,5 bilhões), do México; e 4,5% (US$ 1,5 bilhão), da Colômbia. Um ano antes só Brasil (US$ 22,7 bilhões) e México (US$ 1 bilhão) foram computados.

Em atividades dos clientes, o banco registrou US$ 125 bilhões de volume movimentado, um aumento de 13% ante US$ 111 bilhões um ano antes. A receita média mensal por cliente ativo (ARPAC, similar ao ARPU das operadoras) cresceu 16%, de US$ 9,6 para US$ 11,1.

Por sua vez, o portfólio de crédito do Nubank chegou aos US$ 21 bilhões, aumento de 16% contra US$ 18 bilhões de 2023. Nesta categoria, os cartões de crédito representam US$ 14,6 bilhões, ligeira alta de 0,5% contra US$ 14,5 bilhões de 2023. E os empréstimos cresceram 65%, de US$ 3,7 bilhões para US$ 6,1 bilhões. Com isso, o cartão de crédito representou 71% da carteira de crédito do banco em 2024, uma queda de nove pontos percentuais ante 80% de um ano antes. E os empréstimos subiram nove p.p, de 20% para 29%.

Entre outros destaques da operação, a companhia listou:

  • 5,6 milhões de clientes com cartão de crédito no México, alta de 70% na comparação com 2023;
  • México passou a ter 30 mil pontos de saque para depósito;
  • 12 milhões de clientes elegíveis para empréstimo consignado no Brasil;
  • A gama de clientes com mais poder aquisitivo (cartão Ultravioleta) mais que dobrou (+132%) e somou 688 mil clientes em 2024 com um volume de compra total de US$ 1,8 bilhão;
  • Mais de 1 milhão de clientes ativos no e-commerce do Nubank, o Marketplace.

Financeiro

A receita do Nubank em 2024 totalizou US$ 11,5 bilhões, uma alta de 43% contra US$ 8 bilhões de um ano antes. Os gastos operacionais subiram 31,5%, de US$ 2 bilhões para US$ 2,5 bilhões. O lucro antes dos tributos cresceu 85%, de US$ 1,7 bilhão para US$ 2,5 bilhões. E o lucro líquido dobrou, de US$ 1 bilhão para US$ 2 bilhões, na comparação ano a ano.

Imagem principal: Frente do Nubank na região dos Jardins em São Paulo (divulgação)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!