O DeepSeek (Android, iOS) vai disponibilizar códigos-fonte de cinco repositórios. A iniciativa faz parte de um evento chamado “Semana do Código Aberto”, que ocorrerá entre 24 e 28 de fevereiro.

“Como parte da comunidade de código aberto, acreditamos que cada linha compartilhada se torna um impulso coletivo que acelera a jornada”, escreveu a empresa em um post no X nesta sexta-feira, 21.

Repositórios de código são locais de armazenamento para recursos de desenvolvimento de software e geralmente contêm código-fonte, arquivos de configuração e documentação do projeto.

“Desbloqueios diários estão chegando em breve. Nada de torres de marfim – apenas energia pura de garagem e inovação orientada pela comunidade”, continuou o post.

A DeepSeek

DeepSeekNo fim de janeiro deste ano, a inteligência artificial chinesa causou um rebuliço no mercado de IA generativa de todo o mundo ao apresentar seu LLM. No mesmo momento, as ações de empresas de tecnologia ligadas à primeira onda da IAG nos Estados Unidos registraram fortes quedas em suas negociações.

NVIDIA, ARM, Micron e AMD, além da Nasdaq, tiveram quedas pela manhã após o China Daily informar que o DeepSeek ultrapassou o ChatGPT como mais baixado entre os apps gratuitos da App Store nos Estados Unidos e na China.

Logo em seguida, a OpenAI acusou a chinesa de roubar dados que alimentam o ChatGPT para treinar seu assistente virtual. A empresa chinesa teria usado a técnica da “destilação”, na qual desenvolvedores extraem dados de LLMs para treinar modelos menores.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!