O Jota é um assistente financeiro e conta digital de pagamentos que funciona 100% dentro do WhatsApp, através de interface conversacional com inteligência artificial generativa. Ele está no ar desde o fim de janeiro em versão beta, e seu lançamento oficial deve acontecer depois do carnaval. Seu criador é o empreendedor Davi Holanda, que tem longa experiência no setor de pagamentos, tendo fundado o Bankly e acumulado passagens por Cielo e Pagbank.

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Davi Holanda, fundador do Jota

No plano de negócios, Holanda previu chegar ao fim de 2025 com 13 mil clientes. Mas pelo andar da carruagem nesse começo de operação, só com crescimento orgânico e sem investimento de marketing por enquanto, ele já alterou a projeção para 20 mil e diz que vai perseguir 100 mil. “Está muito clara e latente a oportunidade no mercado”, afirma, em conversa com Mobile Time.

O Jota permite abertura de conta para pessoas físicas e jurídicas. Neste começo, os primeiros clientes são principalmente pessoas físicas querendo experimentar como early adopters, empreendedores individuais e empresas pequenas com faturamento de até R$ 1,5 milhão por ano, relata.

Toda a jornada é feita através do WhatsApp, desde a abertura de conta, até as diversas operações financeiras disponíveis. “App de banco nunca mais. A forma de interagir está jurássica”, avalia Holanda.

Mas o Jota não está preso ao app de mensageria e pode buscar novos canais no futuro. “Foi uma decisão fácil começar com WhatsApp como nossa principal superfície, já que o brasileiro dedica muito tempo lá dentro. Isso não quer dizer que não vamos olhar para outros canais, como app, browser, óculos, carro etc”, esclarece.

Serviços e monetização do Jota

Holanda descreve o Jota como uma plataforma conversacional para operações financeiras. Entre os serviços disponíveis no momento estão pagamento e recebimento por Pix e pagamento de boletos. O Jota entende comandos por texto, áudio e imagem. Por exemplo: ao enviar uma nota fiscal, ele pergunta se o cliente deseja mandar um Pix naquele valor para o emissor.

“Tem cliente que diz que economizou 10 horas por mês em pagamentos com o Jota”, afirma.

O Jota também pode criar planilhas a partir de dados da conta. Ou extrair informações de planilhas financeiras enviadas pelo cliente.

A solução foi construída com LLM da OpenAI. Foram desenvolvidos diferentes agentes, cada um especializado em um produto, ou em uma etapa da jornada. De acordo com o pedido do cliente, um agente diferente é acionado pelo Jota para completar a ação.

Uma das vantagens de se trabalhar com uma interface conversacional baseada em LLM é que a solução funciona em múltiplas línguas. Desta forma, um estrangeiro que vive no Brasil consegue operar a conta e mandar um Pix, por exemplo, falando na sua própria língua, comenta Holanda.

Por enquanto, os produtos são gratuitos. Mas a intenção é ao poucos oferecer alguns serviços financeiros que serão cobrados, especialmente relacionados a crédito, como antecipação de recebimento de uma nota fiscal. A ideia é sempre cobrar separadamente por operação, e não uma assinatura de serviço.

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Exemplos de telas do Jota (crédito: Divulgação)

Abertura de conta, segurança e BaaS

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Tela de abertura de conversa inicial com o Jota no WhatsApp

Para abrir uma conta no Jota, basta conversar diretamente com ele pelo seu WhatsApp, no número +55 11 4004-8006. Não há lista de espera. A abertura de conta é feita em poucos minutos. O usuário informa CPF ou CNPJ, e o assistente busca informações em birôs externos, pedindo em seguida a confirmação dos dados. O passo seguinte é uma verificação de biometria facial com liveness, feita através de uma selfie usando uma solução da unico. O último passo é a criação de uma conta de seis dígitos que será solicitada a cada transação. Por segurança, a digitação da senha só é aceita no celular, não no WhatsApp web.

“É mais seguro que muitos apps de serviços financeiros do Brasil”, garante.

Uma vez criada a conta, o cliente recebe automaticamente uma chave Pix em um endereço de email com seu nome no domínio @meujota.ai. É através desse Pix que ele pode realizar depósitos na sua conta Jota.

O Jota utiliza a plataforma da Celcoin de bank as a service. Ou seja, para fins regulatórios, a conta aberta no Jota é da Celcoin.

Jota e Magie

Ao conhecer o Jota é impossível não se lembrar da Magie, que se posiciona como um banco inteligente dentro do WhatsApp, também com interface conversacional com inteligência artificial generativa. Holanda entende que são propostas diferentes. Ele vê Magie como tendo um direcionamento mais para pessoa física, enquanto o Jota quer ser principalmente um assistente financeiro para microempreendendores e pequenas empresas.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

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