A plataforma Celular Seguro registrou 2.469 pedidos (alertas) de bloqueio de aparelhos roubados, furtados ou perdidos de 1º a 5 de março, feriadão de Carnaval. Os dados são de balanço divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) na noite desta quinta-feira, 6.
Regionalmente, o estado de São Paulo registrou o maior número de alertas, somando 546 no período. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 439, e Bahia, com 203. Juntas, as três unidades da federação representam quase metade (48%) do total de solicitações registradas na plataforma Celular Seguro no Carnaval deste ano.
O levantamento mostra que houve mais de 470 pedidos por dia. O pico ocorreu na quarta-feira de cinzas, com 519 alertas. Veja abaixo:
Novos usuários do Celular Seguro
O programa Celular Seguro é uma iniciativa do MJSP com a Anatel e a Febraban. A ferramenta funciona a partir de uma integração entre um aplicativo instalado no celular e a plataforma de solicitação de bloqueio, que tem o gov.br como meio de acesso.
É possível solicitar o bloqueio total do aparelho, a partir da inviabilidade do IMEI (código de identificação único) ou apenas impedir o acesso à linha telefônica e aos aplicativos dos bancos, o chamado "modo recuperação".
Nos dias que antecederam o fim de semana de Carnaval – entre 19 e 26 de fevereiro – a plataforma registrou 18, 2 mil novos usuários, totalizando mais de 2,5 milhões desde o lançamento, que ocorreu em dezembro de 2023.
Para fazer o cadastro, basta acessar a plataforma Celular Seguro.
Imagem principal: Simulação da plataforma Celular Seguro. Crédito: MJSP/Divulgação