Os brasileiros preferem ser informados através do seu app de banco sobre problemas de segurança envolvendo a sua conta do que através de outros canais. O WhatsApp aparece em segundo lugar, à frente de ligação telefônica, email e SMS. É o que informa uma pesquisa feita pela ClearSale em parceria com a Dynata.
Em caso de suspeita de fraude usando seus dados pessoais para a realização de uma transação financeira, 41% dos entrevistados preferem ser avisados pelo app do banco; 24%, por WhatsApp; 13%, por ligação telefônica; 12%, por email; e 10%, por SMS.
A ordem de preferência por canais se repete no caso de alertas de compras suspeitas na Internet. 48% preferem receber alerta sobre isso pelo app do banco; 20%, por WhatsApp; 11%, por email; 11%, por SMS; e 10%, por ligação telefônica.
Metade dos brasileiros (50%) consideram que o app do banco é o canal mais seguro para receber notificações, seguido do WhatsApp (16%), ligação telefônica (13%), email (12%) e SMS (9%).
Conta do ladrão no app de banco
44% dos entrevistados acreditam que ter uma “conta do ladrão” (com saldo baixo) instalada no celular seria uma medida de segurança suficiente caso seja assaltado/furtado.
84% se sentem seguros com os mecanismos de segurança utilizados hoje caso haja alguma compra fraudulenta em seu nome. 83% usam mecanismos adicionais de segurança, como biometria facial e dupla autenticação. E 74% entendem que os bancos são os únicos responsáveis pela proteção das suas transações e dados pessoais.
Validação de segurança
A pesquisa questionou qual método de validação mais perturba os brasileiros. Em primeiro lugar ficou o envio de cópia de documentos (25%), seguido por ligação de atendente para confirmar dados (19%); SMS com link para confirmar compra (13%); SMS com pedido de biometria facial (12%); WhatsApp com link para confirmar compra (11%); WhatsApp com pedido de biometria (9%).
A ClearSale informa que os métodos de validação em duas etapas com maiores taxas de resposta em sua plataforma são SMS com biolink (96,26%) e WhatsApp com confirmação via texto (84,48%).
A biometria facial é o meio de autenticação considerado mais seguro pelos brasileiros: 82% a consideram muito segura e 16%, pouco segura. Apenas 2% a entendem como nada segura.
A leitura de digital vem em segundo lugar: 79% a consideram muito segura; 20%, pouco segura; e 1%, nada segura.
Na percepção do brasileiro, o meio menos seguro é a biometria por voz: apenas 38% a consideram muito segura, enquanto 41% dizem que é pouco segura e 21%, nada segura.
A pesquisa entrevistou 600 pessoas em dezembro de 2024.
A ilustração no alto foi feita por Mobile Time com IA