Um estudo inédito da Visa revelou que os brasileiros possuem, em média, contas ativas em cinco instituições financeiras, um número superior à média da América Latina, que é de três. A pesquisa, denominada Panorama da Principalidade Financeira na América Latina, também mostrou que os brasileiros conhecem, em média, 22 instituições financeiras e consideram se tornar clientes de 11 delas.
O levantamento ouviu cerca de 3 mil brasileiros e mostrou que 55% dos consumidores brasileiros concentram sua principalidade em bancos tradicionais, enquanto 45% preferem fintechs. Apenas 8% dos consumidores se relacionam com uma única instituição financeira, enquanto 25% utilizam um único cartão de crédito.
A escolha do emissor principal é impulsionada por fatores como experiência digital intuitiva, segurança, benefícios oferecidos e confiança na instituição.
“Identificamos que quando um consumidor está ‘principalizado’ em um emissor, tende a contratar 25% mais produtos nele. O Panorama da Principalidade Financeira na América Latina nos permitiu entender de maneira mais precisa as expectativas e necessidades dos portadores das nossas credenciais de pagamento, reforçando a importância dos serviços de consultoria da Visa como parte da nossa estratégia de serviços de valor agregado”, explica Carla Mita, vice-presidente de marketing da Visa do Brasil.
O estudo também identificou variações no comportamento financeiro entre consumidores do interior e das capitais. Enquanto os clientes das capitais geralmente conhecem cerca de 22 instituições, os consumidores do interior conhecem menos instituições financeiras (em torno de 11) e possuem contas em um número menor de bancos.
A pesquisa também avaliou a relação da Geração Z com os serviços financeiros e apontou que esse público adota uma abordagem mais flexível, trocando e experimentando bancos diferentes conforme suas necessidades. Apenas 11% dos consumidores dessa faixa etária mantêm relacionamento com uma única instituição.
Estudo da Visa mostra as preferências de pagamento
A pesquisa levantou também informações sobre as preferências de pagamento dos brasileiros. O cartão de crédito aparece como o método mais utilizado pelos brasileiros, representando 47% das transações. Já o Pix, considerado como uma opção prática e segura, corresponde a 28% das operações, seguido pelo débito (20%) e dinheiro em espécie (5%).
“O consumidor vai sempre buscar a solução que melhor se adaptar ao seu perfil de pagamento e seus casos de uso. O cartão de crédito se mostra como a escolha preferida para compras de médio e grande porte, enquanto pagamentos imediatos como o Pix e o débito são mais utilizados em transações do dia a dia”, conta Mita.
Quando o assunto são compras de maior valor, o uso do cartão de crédito cresce para 56%.
O pagamento por aproximação lidera entre as formas de uso, com 23% de preferência, seguido pelo Pix via chave (21%) e o pagamento com cartão físico inserido na maquininha (15%).
Fatores que levam à mudança de instituição financeira
O estudo também investigou os motivos que levam os brasileiros a optarem por buscar a principalidade em novas instituições financeiras, revelando que, embora a busca pela principalidade seja uma consideração importante, ela não é, por si só, um fator determinante para a lealdade incondicional dos consumidores.
Pelo menos 23% dos entrevistados afirmaram que consideram mudar de banco nos próximos 12 meses. Dentre as principais razões levantadas para a migração estão a busca por cartões com limites mais altos (44%), programas de pontos ou milhas mais vantajosos (39%) e contas com melhor rendimento automático (39%).
Os bancos tradicionais lideram em principalidade, com 52%, mas perdem na questão de preferência, com 47%. Dentre os fatores que pesam contra essas instituições estão, por exemplo, a usabilidade dos aplicativos, as taxas de anuidade e a ausência de rendimento automático das contas-correntes.
Em contrapartida, as fintechs têm preferência de 51% dos consumidores e principalidade de 45%, com o principal problema relacionado à questão da segurança. Por fim, as cooperativas financeiras, possuem a menor principalidade, mas figuram entre as instituições com maior índice de satisfação entre os clientes.