A Meta anunciou novas restrições para as contas de adolescentes com menos de 16 anos no Instagram (Android, iOS) nesta terça-feira, 8. As medidas impedem que os menores façam Lives e desliguem as proteções contra imagens indesejadas enviadas por meio de DMs (direct messages) sem a permissão dos pais ou responsáveis. A holding também anunciou a disponibilidade das contas para adolescentes para Facebook e Messenger.
Jovens com menos de 16 anos estão proibidos de fazer transmissões ao vivo, a menos que tenham permissão dos pais. O Instagram também vai exigir a permissão dos pais para que esses adolescentes desativem o recurso que borra imagens com suspeita de nudez nas DMs. Essas atualizações estarão disponíveis nos próximos meses.
Expansão das contas de adolescentes para Facebook e Messenger
Meta também vai implementar a conta de adolescentes no Facebook e Messenger gradualmente. Essas contas oferecerão proteções automáticas semelhantes às encontradas no Instagram, limitando o acesso a conteúdo impróprio e contatos indesejados, além de promover o uso consciente do tempo.
A implementação começa nos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá, e “em breve” será expandida para outras regiões.
As funcionalidades
De acordo com a holding, existem 54 milhões que usam a conta de adolescentes em todo o mundo. Entre as proteções reforçadas estão o uso automático de contas privadas e a ativação do nível mais alto de controle de conteúdo. As notificações são desativadas durante a noite, há lembretes para sair do aplicativo após 60 minutos de uso, e só é possível receber mensagens de pessoas que eles seguem ou com quem já estão conectados.