Depois de algumas especulações, a OpenAI anunciou na plataforma X, na tarde desta quinta-feira, 10, o aprimoramento da memória do ChatGPT. Agora é possível, em um prompt, fazer referências a conversas anteriores para receber respostas mais personalizadas e embasadas. Será possível aproveitar as referências dadas anteriormente e interesses de modo que a inteligência artificial generativa forneça uma resposta mais completa.
O ChatGPT já possuía uma memória, mas agora ela é capaz de fazer referências aos bate-papos anteriores. E as novas conversas serão baseadas naquilo que a IA generativa conhece do usuário.
OpenAI oferece a possibilidade de cancelar memória
Será possível cancelar as referências de conversas anteriores ou a memória a qualquer momento. Para isso, é preciso entrar em configurações. Uma vez desativada, não será possível fazer referências a chats anteriores.
Caso o usuário deseje mudar o que o ChatGPT sabe sobre sua pessoa, basta perguntar à IA generativa no chat.
É possível ainda usar o bate-papo temporário para conversar com a ferramenta sem alterar ou usar a memória dela.
Quando e onde
A memória avançada será implementada entre os usuários assinantes do Plus e do Pro a partir desta quinta-feira, com exceção das seguintes regiões: Espaço Econômico Europeu, Reino Unido, Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein.
“Em algumas semanas”, a novidade chegará para assinantes Team, Enterprise e Edu.