A 99 (Android, iOS) vai relançar em meados deste ano o seu serviço de delivery de refeições 99Food. A iniciativa faz parte de um investimento de R$ 1 bilhão da empresa no Brasil como parte da estratégia de se fortalecer como um superapp, que inclui também serviços de mobilidade urbana, entregas e pagamentos.

A novidade foi anunciada durante encontro de Stephen Zhu, head global da DiDi’s International Business Group, controladora da 99, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Em sua primeira versão, o 99Food havia sido lançado em novembro de 2019 e durou pouco mais de três anos, sendo encerrado em janeiro de 2023. Ao longo desse período, funcionou como um app separado em Android e iOS, mas os pedidos também podiam ser feitos dentro do app da 99. Agora, nesse relançamento, o serviço estará disponível exclusivamente no app da 99, seguindo o conceito de superapp.

99Food e análise de mercado

Vale lembrar que o mercado de apps de delivery de refeição no Brasil é bastante concentrado em torno de um aplicativo, o iFood.

De acordo com dados da mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel, 89% dos brasileiros com smartphone já pediram refeição via app e 80% destes haviam feito pelo menos um pedido nos últimos 30 dias.

O iFood foi apontado por 81% dos respondentes como o app que mais usam para delivery de comida, seguido pelo WhatsApp, citado por 4%. Outros apps somavam 15%.

99food

A concentração do mercado dificulta a chegada de novos entrantes. O Uber Eats é um dos exemplos de competidores que não conseguiram se firmar no país. No seu caso, a operação nacional foi encerrada em 2022.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!