O Google disponibilizou para desenvolvedores nesta quinta-feira, 17, uma versão prévia para desenvolvedores do modelo de inteligência artificial generativa “pensante”, o Gemini 2.5 Flash. A solução está disponível via API do Gemini no Google AI Studio e Vertex AI.

Feito com base no Gemini 2.0, esta nova versão foi apresentada em abril e busca ser mais ágil. O modelo traz a possibilidade de ligar e desligar o pensamento do modelo. Aqui vale explicar que o “pensamento” em questão consiste em colocar o modelo para racionalizar mais antes de responder, algo que inclui dar ao usuário apontamentos mais completos.

O Gemini 2.5 Flash permite ainda colocar orçamentos para limitar os gastos com a capacidade de pensar e com tokens (unidade de texto processada pelo modelo). Ou seja, uma alternativa para permitir que projetos tenham um equilíbrio entre custos, latência e qualidade.

Apresentado como o modelo de melhor custo-benefício do Google, o Gemini 2.5 Flash também está disponível para os usuários comuns por meio do app Gemini (Android, iOS).

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!