|Mobile Time Latinoamérica| O Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) do Peru marcou para agosto o leilão da faixa de 3,5 GHz, que servirá para o lançamento da rede 5G no país.
O MTC aprovou a convocatória do Mecanismo Especial de Atribuição e Acondicionamento da faixa de frequências de 3,5 GHz (3300 – 3800 MHz). A iniciativa, oficializada por meio da Resolução Ministerial Nº 199-2025-MTC/03 e publicada no Diário Oficial El Peruano, estabelece o procedimento e os requisitos que devem ser cumpridos pelas empresas interessadas em participar do processo de atribuição direta do espectro radioelétrico.
O mecanismo especial contempla a concessão de licenças com atribuição de espectro a operadoras qualificadas, que deverão assumir Compromissos Obrigatórios de Investimento (COI), voltados à implantação de infraestrutura e à redução da exclusão digital. Também serão estabelecidos COI adicionais vinculados à escolha de blocos específicos de 100 MHz dentro da faixa de 3,5 GHz.
Cronograma principal do processo 5G no Peru
O MTC definiu um cronograma para esse processo, que começa em abril e termina em agosto de 2025 com a realização do leilão:
21 a 25 de abril: Período de consultas públicas
7 de maio a 3 de junho: Apresentação de manifestações de interesse
25 de junho a 1º de julho: Avaliação e notificação das empresas qualificadas
11 de agosto: Leilão de espectro
18 de agosto: Publicação oficial dos resultados
Tecnologia 5G
A tecnologia 5G permitirá velocidades até 100 vezes superiores às das atuais redes 4G e uma latência 50 vezes menor, viabilizando aplicações de alto impacto em setores como educação a distância, telemedicina, automação industrial e mobilidade inteligente.
Com esse processo, o Peru se junta aos demais países da América Latina nos leilões de conectividade móvel por meio da tecnologia 5G.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA