A Visa fará uma prova de conceito ao longo dos próximos três meses com fintechs e bancos no Brasil de uma solução que desenvolveu para prevenção a fraude em pagamentos instantâneos. A ideia é tropicalizar para o Pix uma solução que a bandeira já tem em operação no Reino Unido e na Argentina, explica o vice-presidente de produto e inovação da Visa, Fernando Amaral, em conversa com Mobile Time.
A solução utiliza inteligência artificial e análise de dados para atribuir uma pontuação indicando a chance de uma transação ser fruto de um golpe. Quando o cliente estiver digitando os dados do destinatário de um Pix, o app do banco realiza uma chamada para a API da solução. A checagem da conta de destino é verificada antes mesmo do o cliente confirmar o envio do dinheiro. Se a pontuação for baixa, o banco pode apresentar uma mensagem de alerta para seu cliente, informando sobre o risco daquela transferência e perguntando se ele quer mesmo fazer o Pix.
Score de crédito para PF e PJ
Outro novo produto da Visa no Brasil também utiliza IA: é um score de crédito com base na análise de dados da Visanet. Sua vantagem é ser aplicável tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica, destaca Amaral.
“Já fizemos uma prova de conceito com clientes e tivemos resultados interessantes. Estamos em processo de comercialização”, diz o vice-presidente da Visa.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA