Continuando a saga de comprar tênis e acessórios de qualidade e bom preço, um dos apps que comecei a usar em minhas pesquisas é o da Dafiti (Android, iOS). Sinceramente, bons eram os tempos que eu comprava All Star por R$ 30 e trocava uma vez por ano.

Por mais que tenha uma variedade de marcas, Vans, Adidas, Nike, Vert (ou Veja) e até nacionais como Reserva, Democrata e Cavalera, a faixa de preço de um tênis básico (sem amortecimento, tecnologia, palmilha confortável e sem ser muito colorido) é de R$ 200.

Por isso, lá vou eu seguir à procurar dos melhores descontos, como qualquer leitor desta coluna deve fazer para não ter seus gastos exacerbados – exceto os sneakers heads, esses estão perdoados pelo hobby e por serem early adopters nos pisantes.

Mesmo na época do Covid-19, não tinha muita confiança em comprar roupas online – também não tinha muita necessidade de mais compras, todo mundo estava em suas casas no melhor ‘estilo Cid Moreira’: camisa social, bermuda e chinelo faziam bem para qualquer pessoa. No máximo, nós vestíamos um tênis para ir ao mercado combinando com a máscara Knit ou N-95.

Mas estamos em 2025 e aquele tênis de 2020 começa a ficar bem surrado. Por isso voltamos às compras e à renovação de armário – em breve renovação de PC e do escritório porque os equipamentos também estão obsoletos.

Corta o desabafo do pão duro e vamos ao aplicativo

Após ficar anos sem usar o app da Dafiti, notei que está mais fluído. Não só isso, está mais limpo. Não tem excesso de informações que dificulta a leitura. O foco do app é muito mais similar com o de uma rede social, como Instagram e TikTok. Chamadas similares aos stories e postagens do feed apresentam os produtos.

Também é possível usar o buscador e selecionar por filtros, como masculino, feminino e infantil. Mas, olhando pelo aspecto mercadológico, uma coisa que me chamou a atenção foi a adição de um link com as lojas parceiras. Ou seja, uma forma de fidelizar o parceiro (seller ou 3P) dentro do e-commerce que poucos fazem. Geralmente, o seller fica misturado ali com os outros produtos, aliás, é muito comum você saber que o produto é do 3P apenas na hora de fechar a compra.

Mas o aplicativo da Dafiti ainda tem o problema que a maioria dos apps de comércio de roupas tem: as tags. Se você seleciona uma bota preta, vai aparecer preto com laranja, preto com caramelo e preto com vermelho e poucas da cor preta. Por isso, o ideal é usar todos os filtros possíveis da busca para afunilar e achar o produto desejado, isso inclui categoria do produto, cor, gênero, tamanho e marca.

Devo admitir que gostei do carrinho de compras que a Dafiti chama de ‘sacola’. É simples, rápido, fácil e basicamente fecha a compra em três cliques. Mas, como consumidor, eu gostaria de ver mais cupons de desconto.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!