A incorporadora Cyrela está atenta à necessidade de se posicionar em mobilidade. Os acessos ao seu site via dispositivos móveis (celulares e tablets) têm triplicado a cada mês e atualmente já representam 5% do total. "Embora seja um percentual pequeno, são clientes de altíssimo valor", explica o gerente geral de e-businnes da Cyrela, Fernando Moulin. Diante disso, a empresa lançou há poucas semanas uma versão móvel de sua página web para telefones celulares e outra para iPad, além de um aplicativo para iPhone. A versão web para celulares é simples e objetiva, para facilitar o acesso por modelos de gama média, enquanto aquela para iPad foi feita sob medida para o tablet da Apple. O aplicativo móvel, por sua vez, inclui fotos e plantas baixas dos imóveis à venda, além de ferramenta de buscas de acordo com a localização geográfica do usuário e a opção de contato direto com o corretor via email. Até o momento já foram registrados alguns milhares de downloads. Versões para Android e Blackberry estão em desenvolvimento para serem lançadas até o primeiro trimestre de 2012.
Internet
Cerca de 15% das vendas da incorporadora já são feitas pela Internet, o que representou um faturamento de R$ 422 milhões no primeiro semestre. Como no mercado imobiliário a segunda metade do ano costuma ser mais aquecida, é razoável estimar que a receita da Cyrela com vendas pela web deve superar R$ 1 bilhão este ano. A empresa considera como uma venda via web aquela em que a negociação com o corretor é iniciada através do chat online no site da Cyrela.
Para se ter uma ideia do tamanho da empresa, em 2011 a Cyrela deve entregar 25 mil unidades habitacionais, investir R$ 3,45 bilhões em obras e R$ 600 milhões na aquisição de terrenos. Somente no primeiro semestre a companhia lançou 38 empreendimentos, no valor total de R$ 2,8 bilhões. No momento, mantém 189 canteiros de obras por todo o País.