A Research in Motion (RIM) anuncia nesta quarta-feira, 19, a chegada do tablet “BlackBerry PlayBook” ao mercado brasileiro. O aparelho custará entre R$ 1.300 e R$ 1.950 e será vendido, inicialmente, em lojas como Fnac, Livraria Saraiva, Americanas.com, Submarino e Shoptime.
A grande aposta da marca para turbinar as vendas do tablet no mercado interno é o apelo de seus smartphones entre os executivos brasileiros, uma vez que o aparelho tem vocação para atender bem ao público corporativo, com aplicações para sistemas SAP embarcadas, por exemplo. Nos Estados Unidos e Canadá, onde o produto foi lançado há seis meses, a empresa teve de mudar a estratégia e baixar os preços para tornar o tablet competitivo frente ao iPad (Apple) e ao Galaxy Tab (Samsung).
De acordo com a fabricante, o equipamento terá apenas conexão Wi-Fi, mas poderá se beneficiar do acesso à banda larga de terceira geração (3G) dos smartphones BlackBerry. O PlayBook também pode compartilhar Internet de aparelhos de outras marcas. Por outro lado, o dispositivo tem suporte ao complemento multimídia Adobe Flash, um diferencial positivo sobre os devices da Apple. “Hoje temos mais de três mil aplicativos, no mundo, mas estamos trabalhando para estimular os desenvolvedores”, comentou o gerente sênior de alianças da RIM na América Latina, Angel Aldana.
O PlayBook tem tela de sete polegadas, processador dual core de 1GHz, GPS e suporte a Bluetooth. O equipamento chegará às lojas brasileiras com três versões: 16 GB, 32GB e 64GB.