Desde janeiro passado, o Metrô de São Paulo oferece a seus passageiros um serviço chamado "SMS Denúncia", que consiste em um canal de comunicação via mensagem de texto com o centro de controle de segurança da companhia. Os usuários podem enviar por SMS alertas sobre irregularidades que estejam ocorrendo dentro dos trens ou das estações. Em nove meses, mais de 34 mil mensagens já foram enviadas. A média atual é de 120 por dia, informa o chefe do departamento de segurança do Metrô de São Paulo, Rubens Menezes. As denúncias mais comuns são de comércio irregular, presença de pedintes ou de aparelhos de som em alto volume.
A existência do "SMS Denúncia" é comunicada em cartazes dentro dos trens e nos displays de TV. As mensagens devem ser enviadas para o número 11-7333-2252 e têm o custo de um SMS comum, pago pelo passageiro. Os textos são recebidos diretamente no centro de controle de segurança do metrô. Toda mensagem se torna uma ocorrência e é encaminhada para a dupla de agentes de segurança mais próxima do local. Ao todo, há 1.180 agentes distribuídos em duplas por 58 estações, munidos com rádios de comunicação. Segundo Menezes, eles levam em média sete minutos para chegar ao local da ocorrência. "O SMS trouxe velocidade e possibilidade de contato direto com a segurança do Metrô. O usuário aderiu ao serviço. Agora temos 4 milhões de pares de olhos ajudando-nos diariamente", diz Menezes, referindo-se à quantidade de passageiros transportados a cada dia pelo Metrô de São Paulo.