O acesso à versão móvel do UOL quadruplicou nos últimos 12 meses, alcançando agora cerca de 80 milhões de page views por mês. "É mais do que muito site web por aí", compara o diretor de publicidade do UOL, Enor Paiano. O executivo, porém, reconhece que a mídia móvel ainda é pouco explorada pelos anunciantes no Brasil. "Muitas empresas não têm sequer uma landing page móvel. É uma curva de aprendizado, mas que está um pouco atrasada", avalia Paiano.
Paralelamente ao site móvel, o UOL procura lançar aplicativos temáticos para variados sistemas operacionais de smartphones. Comercialmente, em termos de atração de anunciantes, os apps têm feito mais sucesso no Brasil que os sites móveis. "Os apps são mais bem recebidos no mercado. Não sei por que isso acontece", comenta o executivo. O UOL lançou até o momento cinco aplicativos que juntos somam mais de 600 mil downloads: Placar UOL (iPhone, iPad, Android, Symbian, BlackBerry e Playbook); UOL Cotações (iPhone, iPad e Android); UOL F1 (iPad); Jogos Pan Americanos 2011 (iPhone); e o mais recente de todos, o UOL Notícias (iPad). Para os apps a empresa mescla venda de banners e de cotas de patrocínio. Esse modelo híbrido pode acontecer dentro de um mesmo título, como o Placar UOL, que por sinal é um dos mais populares, alcançando 500 mil page views aos domingos, por causa do campeonato brasileiro de futebol. "No UOL Cotações, por exemplo, vendemos duas cotas que esgotaram nosso inventário", relata Paiano.
O desenvolvimento dos projetos móveis do UOL costuma ser dividido entre a equipe de TI do portal e empresas terceirizadas. Segundo o executivo, o investimento em mobilidade se paga rapidamente, com retorno em poucos meses.