Avaliações on-line são uma ferramenta importante para consumidores que buscam informações sobre produtos e serviços antes de tomar uma decisão de compra. No entanto, esses mesmos consumidores estão cada vez mais preocupados com a veracidade das avaliações, que podem ser falsas ou manipuladas.

Para combater esse problema, um grupo de empresas, incluindo Amazon, Booking e TripAdvisor, anunciou recentemente que vão criar a Coalizão para Avaliações Confiáveis. O grupo pretende desenvolver e implementar “melhores práticas” para hospedar avaliações on-line e compartilhar métodos sobre como detectar as falsas.

Mas a pergunta é: Na prática, como as empresas vão fazer isso?

Essas informações ainda não foram divulgadas. Por isso, a grande pergunta é: como é possível combater as avaliações falsas?

Sabemos que a era digital trouxe inúmeras facilidades, mas por outro lado, também surgiram muitos desafios, dos quais a sociedade precisará se empenhar para solucionar. O caso das avaliações falsas é um desafio e tanto, pois, atualmente, existem grupos destinados a essa finalidade, inclusive com remuneração.

Desse modo, algumas questões que precisam ser consideradas:

  • Como as empresas vão garantir que as suas próprias avaliações não sejam consideradas falsas?
  • Como as empresas vão lidar com as avaliações falsas que já estão publicadas?
  • Como as empresas vão garantir que os consumidores não sejam prejudicados por avaliações falsas?

Essas são apenas algumas questões que devem ser  analisadas  pelas empresas. A implementação bem-sucedida dessas iniciativas exigirá um esforço coordenado entre as empresas, consumidores e reguladores.

Fora do Brasil, as fakes reviews também ganham corpo. Em setembro, a Amazon comunicou que dois intermediários de avaliações na China foram condenados a dois anos e meio de prisão e três anos de liberdade condicional por usar aplicativos de mensagens para anunciar e vender avaliações falsas para contas de vendedores na Amazon. Além disso, a empresa também apresentou outras ações judiciais ocorridas no último ano contra operadores que faziam ações similares.

É muito positivo que um grupo de empresas desenvolvam boas práticas para avaliações. Trata-se do início de uma ação que pode agregar outras empresas de todo o país. Porém, é fundamental que o processo seja bastante claro e transparente para toda a sociedade.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!