Quando todos, em um primeiro momento, pensamos que a pandemia de Covid-19 fosse desacelerar a economia em todos os seus segmentos, alguns acabaram surpreendendo o mercado. Dentre eles, posso destacar a transformação digital, cujos projetos foram acelerados de maneira repentina. Pesquisa global conduzida pela Vanson Bourne e que ouviu 700 CIOs de empresas com mais mil colaboradores, revelou que nos últimos 12 meses, 89% dos CIOs declararam que a transformação digital em suas empresas foi acelerada e 58% revelaram que essa digitalização segue em crescimento.

Fato é que a pandemia mostrou a necessidade de as empresas melhorarem a eficiência com que operam junto a aplicativos tradicionais, tarefas manuais e processos redundantes. A transformação digital, assim como a da nuvem, que até então acreditávamos que se concretizaria apenas em 2024, já está acontecendo neste momento. Essa nova realidade significa mudança de padrões, oportunidades, surgimento de algumas dúvidas e desafios para todos. Porém, é preciso ter consciência da necessidade e não ficarmos presos aos velhos
hábitos. Dito isso, listo abaixo alguns aspectos do mercado que devem ser observados:

* Nuvem ou qualquer infraestrutura semelhante deve ser vista como uma obrigação para os projetos futuros;
* O tempo de provisionamento dos recursos de TI deve ser mínimo;
* Governança de dados veio para ficar;
* Hackers querem os dados de sua empresa;
* Tempo de inatividade representará a morte para os negócios digitais;
* Kubernetes representam um padrão para o desenvolvimento de aplicativos de negócios disruptivos.

As equipes de DevOps já trabalham no desenvolvimento de aplicativos de última geração, construídos nos kubernetes. O objetivo é implementar novas infraestruturas semelhantes à nuvem para dar suporte a esses esforços de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que remove a TI do processo de entrega – tudo isso enquanto oferece um tempo de atividade de quase 100%. Importante não nos esquecermos da proteção e do gerenciamento geral. A necessidade de soluções inteligentes que possam gerenciar esses novos conjuntos de dados e
comprovar a governança de dados e a conformidade operacional com as regrascorporativas ou regulatórias não podem ser deixadas para trás.

Quando falamos sobre kubernetes, a infraestrutura programável é uma necessidade absoluta. Neste sentido, o armazenamento definido por software (SDS) é o tipo de infraestrutura em nuvem de que uma organização precisa para atender às necessidades do mundo de TI tradicional, moderno e em transformação.

Oferecer resiliência, simplicidade e recursos necessários para dar suporte a um data center em transformação é primordial. Mas, quando a padronização da infraestrutura do SDS colide com os kubernetes e mais recursos corporativos se tornam objetos programáveis ??como parte das definições de recursos personalizados (CRD), o jogo muda completamente. Imediatamente, a equipe de DevOps pode provisionar os recursos de armazenamento desejados, seja na nuvem, na plataforma híbrida ou na plataforma K8s. Assim, a equipe de desenvolvimento tem acesso aos recursos quando precisam, na nuvem ou on-premise, com um nível de resiliência e tolerância a falhas que os novos
aplicativos K8s exigem.

Quando tratamos de kubernetes, contêineres e gerenciamento de dados, o que deve vir à tona é: facilitar o armazenamento, a proteção e a migração de K8s. A era da transformação digital está apenas esquentando. Dê um passo à frente com sua equipe de DevOps e busque uma solução para a transformação digital dos aplicativos utilizados hoje na sua empresa. Antes que percebamos, haverá outro novo conjunto de palavras da moda, e estar preparado para o que vem a seguir significa que você precisa controlar o que está acontecendo neste momento.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!