A conectividade permite estarmos ligados 24 horas a todas as informações necessárias para o nosso cotidiano. Podemos pedir táxi sem realizar chamada telefônica, escolher um restaurante badalado e bem avaliado por nossos amigos e colegas de trabalho e até marcar uma consulta pela Internet. A tecnologia, que por muito tempo estava a serviço de um grupo de pessoas, hoje é essencial para todos, principalmente, na realização de negócios. Os donos de restaurantes têm atualmente uma infinidade de soluções para manter o estabelecimento funcionando e gerar lucro (o mais importante).
Falando sobre soluções para bares e restaurantes, aquelas oferecidas pelas softwares houses vão desde tablets transformados em cardápios digitais a aplicativos que permitem ao dono acompanhar toda a movimentação do estabelecimento pelo smartphone. Imagine poder acessar relatórios, checar o estoque, verificar a movimentação do caixa e ainda acompanhar o trabalho da equipe pelo celular?
E pensar que até pouco tempo tudo era anotado em bloquinhos de papel e muitas vezes, era impossível entender a letra do garçom. Nos dias de hoje, principalmente nos restaurantes que apostam suas fichas na tecnologia, o cenário é outro: os bloquinhos sumiram, as filas diminuíram e as reclamações de erros são menores.
Com a automação comercial, a experiência na degustação de um prato ou mesmo o prazer de apreciar um bom vinho tornou-se mais completa. O garçom precisa apenas interagir com o cliente, oferecendo as melhores opções do cardápio e efetuar o pedido. Para os proprietários de estabelecimentos food service, a tecnologia permite não só controle das entradas e saídas. Com relatórios em mãos, é possível saber quais os pratos mais pedidos e aqueles que não deram certo. É uma ferramenta poderosa, pois facilita na hora de investir em um novo cardápio, alterar a equipe. Se for preciso alterar o cardápio digital, basta trocá-lo no aplicativo, sem a necessidade de imprimir dezenas de novos cardápios.
Nos anos 80 era impossível vislumbrar todos os benefícios da tecnologia. Hoje, apostar em automatizar o estabelecimento tornou-se imperativo para manter as portas abertas. E a julgar pelas previsões dos gurus tecnológicos, em pouco tempo, a espera vai cair ainda mais, quando for possível fazer o pedido pelas redes sociais e chegar no restaurante com o prato já quase sendo servido.