As redes de telecomunicações 5G começam a aparecer no mercado em fins de 2018; e espera-se que continue se expandindo por todo o mundo ao longo de 2019 e nos anos seguintes.
Vemos que, além das melhorias lógicas de velocidade e conectividade, a tecnologia 5G liberará um ecossistema massivo da Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês), que poderá satisfazer as necessidades de comunicação de milhões de dispositivos conectados à rede mundial, com equilíbrio perfeito entre velocidade e custo.
Esta quinta geração da comunicação vai muito além da mobilidade e permitirá grandes inovações tecnológicas e empresariais.
Na verdade, a transição para o 5G é muito diferente do que que aconteceu com o pulo das redes 3G para as 4G. Não se trata apenas de um aumento na capacidade de dados móveis, mas também, de uma redução da latência na transmissão desses dados, o que permitirá transmitir, de forma wireless, conteúdos de realidade virtual.
Mas precisamos entender o que realmente é a rede 5G e por que dizem que ela gerará uma nova revolução nas tecnologias de telecomunicação. Vamos ver alguns pontos:
• 5G é a próxima geração de tecnologia celular que promete melhorar muito a velocidade, cobertura e a capacidade de respostas das redes sem fio. O quão mais rápido estamos falando? Pense entre 10 e 100 vezes mais rápido que uma conexão atual de celular, e ainda mais rápido que qualquer equipamento que utilize fios de fibra ótica em nossas casas. Por exemplo: poderemos baixar uma temporada inteira de nossa série preferida em poucos minutos.
• Como mencionei antes, uma das vantagens mais importantes é a baixa latência. Isso se refere ao tempo de resposta entre o clique e a conexão, ou seja, quando a rede responde e te leva ao site ou começa a reproduzir seu vídeo. Nas redes atuais, o tempo de espera gira em torno de 20 milissegundos. Não parece muito, mas, com o 5G, a latência se reduz a 1 milissegundo. Este é um dos itens mais importantes, pois aumenta drasticamente o tempo de resposta ao diminuir o nível de latência. Isso permite fazermos coisas como controlar, de forma remota, um dispositivo.
• Outro benefício do 5G é o aumento da cobertura, principalmente quando há aglomerações, como em eventos esportivos ou shows, por exemplo. Em casos assim, não só teremos à disposição um bom nível de cobertura como também poderemos enviar e receber dados a uma velocidade superior à que temos hoje.
• Isso não apenas beneficiará os consumidores, mas também terá um grande impacto sobre a economia, já que o aumento drástico da velocidade de transmissão de dados, que diminui a latência, permite diferentes usos da tecnologia – como, por exemplo, controlar ônibus ou outra classe de veículos à distância. Além de realizar transações superágeis de todos os tipos.
• Um outro fator para levar muito em consideração é que o 5G vem com muitos prós, mas também pode ampliar a desigualdade tecnológica entre cidades ou áreas com cobertura 5G e zonas rurais, onde essa rede pode demorar a chegar. Na realidade, em muitos povoados pequenos nem a tecnologia 4G funciona perfeitamente. Por isso, será importante pensar e implementar medidas para diminuir ao máximo esses possíveis efeitos negativos que a economia 5G pode vir a provocar.
O mais surpreendente de tudo isso é que, basicamente, o 5G muda todo o formato da tecnologia sem fio, facilitando a explosão da IoT. Sem ir muito longe, os smartphones mudarão completamente, porque não precisarão de toda a potência de processamento, o que diminuirá seus custos.
Nossa próxima pergunta é: quando poderemos ver a rede 5G em ação? As principais operadoras dos EUA estão trabalhando arduamente para criar as redes 5G, mas sua implementação em todo o país, contudo, demorará alguns anos – o que significa dizer que levará ainda mais tempo para chegar à América Latina.
Para concluir, devo dizer que há muitas coisas acontecendo com o avanço das tecnologias. Os consumidores querem empresas nas quais possam confiar para administrar seu dinheiro; por isso, devemos nos desafiar a mudar continuamente. E, por mais que mudanças possam ser, muitas vezes, incômodas e difíceis, é preciso ter consciência de que devemos mudar para progredir.
Além de tudo o que já foi dito aqui, o 5G terá seu impacto ampliado nos negócios, incluindo o aumento da produtividade dos funcionários, a redução de custos, a melhoria da experiência do cliente e a agilidade dos serviços. Os tomadores de decisão de negócios, devem estar focados na qualidade da experiência que trará essa tecnologia e como poderemos manter o ritmo dos grandes avanços.