A digitalização é o assunto do momento no mundo corporativo – e se tornou um caminho imprescindível para o sucesso nos negócios. As empresas estão notando uma potencialização de novas ferramentas que estão surgindo no mercado. Um exemplo são os serviços digitais, ou marketplaces voltados a uma cartela de produtos oferecidos de marcas renomadas, visando mudar a maneira como elas operam e se relacionam com os clientes.
Assim como o mercado, os usuários também estão cada vez mais digitalizados e antenados sobre o uso de aplicações como serviços, independente de sua classe econômica, idade ou gênero. Especialmente porque essas aplicações atendem suas necessidades diárias de uma forma mais eficiente, rápida e de baixo custo.
Por meio de processos ou sistemas acessados em dispositivos eletrônicos e Internet, os serviços digitais podem ser entregues aos clientes como uma bonificação ou um complemento para algum produto já adquirido; ou são adquiridos à parte por meio de plataformas personalizadas. Essas soluções são exclusivamente digitais e podem ser divididas em algumas categorias, como Software as a Service (SaaS), entre elas, streaming, telemedicina, leitura e educação, suporte digital, jogos, segurança digital, dentre outros.
O mercado está mais criterioso para tomar decisões, e muitas empresas já observam os benefícios da implementação de serviços digitais, mas, para alguns setores, ainda não está claro como esse investimento pode impulsionar os negócios. Listo abaixo alguns exemplos de como é possível alavancar novos negócios permeando produtos que agregam valor para os consumidores.
Um passo à frente do mercado
Dando um exemplo prático, imagine comprar um remédio que você usa diariamente e descobrir que, além do produto, você pode acessar uma plataforma personalizada do próprio laboratório que oferece telemedicina 24 horas. Sem dúvidas, esse é um grande diferencial para o setor, a farmacêutica que implementar isso será lembrada pelos clientes e estará à frente dos seus concorrentes.
Aumento da percepção de valor
Alinhado ao primeiro tópico, investir em melhorias e serviços complementares são pontos que aumentam a percepção do valor da marca, que está diretamente ligado à satisfação dos clientes. A oscilação dessa percepção influencia na reputação da organização e na imagem que ela transmite. Ninguém quer comprar um item de uma empresa que não demonstra se importar com seus consumidores e que entrega mais do mesmo.
Fidelização da base de assinantes
Se o produto é de qualidade, a organização tem uma boa reputação e os benefícios pós-venda são evidentes, a fidelização dos clientes é certeira. Voltamos ao exemplo da farmacêutica, o remédio que está sendo adquirido é de uso diário, ou seja, em pouco tempo precisará ser comprado novamente. Diversas empresas vendem esse mesmo produto e, neste segmento em específico, muitos usuários sequer conhecem o laboratório que produziu esse item. O que realmente importa para eles é comprar o medicamento – de preferência pelo melhor preço.
Agora, em uma situação hipotética que o consumidor não conta com um convênio médico à sua disposição, se ele é informado que, junto com a compra do remédio, é possível acessar uma plataforma com telemedicina disponível a qualquer hora, o valor pago pelo medicamento passa a valer pena, e o nome do laboratório se torna algo importante de ser lembrado. Oferecer esses serviços adicionais ajudam a empresa com a sua estratégia de fidelização de clientes, além de criar uma receita recorrente.
Economia de recorrência
A economia de recorrência é um modelo de negócios baseado na oferta de acesso a produtos e serviços que são cobrados periodicamente por meio de um sistema de assinaturas. Se, por exemplo, a telemedicina teve a adesão esperada e os usuários estão satisfeitos, é interessante que a empresa pense em expandir para outras soluções que façam a diferença para os clientes, como um serviço de segurança digital ou de assistência técnica ao pacote. Desta forma, você oferece ainda mais benefícios para sua base de assinantes, enquanto garante receitas de forma recorrente. Esse tipo de fidelização garante um usuário recorrente dos seus produtos, gerando um modelo de economia por assinatura.
Manter o relacionamento com os assinantes
Não basta só fidelizar o cliente e esperar que ele utilize seus produtos para sempre. É necessário consolidar o relacionamento e garantir que a experiência continue satisfatória durante todo o processo pré e pós-venda. O serviço digital precisa ter qualidade e suprir as necessidades dos usuários, oferecendo um bom atendimento, uma plataforma estável e didática, soluções atualizadas de acordo com o mercado e bons profissionais à disposição. Por isso, é fundamental que as empresas sejam criteriosas e saibam escolher um parceiro de negócio que atue à altura do que você pretende entregar. Se o trabalho não for bem executado, a fidelização pode ser facilmente interrompida e o ticket médio será afetado.
Fazer a manutenção do relacionamento com os assinantes é estar disposto a ouvir os feedbacks sobre os produtos, o atendimento e os serviços agregados, e se colocar à disposição para implementar melhorias que atendam as necessidades e as expectativas dos clientes.
Os serviços digitais são propulsores da transformação digital e os impulsionadores dos negócios. Portanto, a inovação é a chave para se diferenciar da concorrência e fidelizar os clientes. O mercado passou por grandes mudanças nos últimos anos, e as empresas precisam pensar fora da caixa para entregar experiências satisfatórias e benefícios reais para seus usuários.