O QA (Quality Assurance) é fundamental para todos os projetos de desenvolvimento de software. Nos times de tecnologia, esse profissional possui um papel de protagonista, trabalhando lado a lado com o desenvolvedor e demais membros da equipe, além de estar presente em todas as fases do planejamento de produtos digitais, colaborando diretamente com a entrega final.

Tempos atrás, a figura do QA era vista como uma espécie de “guardião das chaves” das equipes de TI. Isso porque sua função era resumida em barrar ou liberar softwares, com base nas falhas que encontrasse ao realizar testes. Sua atuação acontecia apenas no final da etapa de desenvolvimento dos produtos digitais, para procurar bugs e então tomar a decisão sobre o próximo passo daquela produção.

Com a mudança de postura do mercado e dos gestores, especialmente após a pandemia, a qualidade tem sido priorizada em todas as etapas de desenvolvimento de um produto. Por isso, é preciso escolher um bom QA para compor o seu time de tecnologia. Afinal, é essa pessoa especialista que ficará responsável por garantir que o produto final seja entregue ao usuário na sua melhor versão.

O valor do QA

A cultura de qualidade tem conquistado mais espaço e sendo amplamente acolhida pelos times de tecnologia, que se preocupam cada vez mais em entregar a melhor experiência possível para o consumidor final. Dessa forma, além das outras funções, o QA possui também um papel de educador nas equipes.

Se um software falha, mesmo com a aplicação da cultura de qualidade desde o seu desenvolvimento, é necessário realizar uma análise sistêmica do processo e entender o que deu errado e onde. E é esse profissional quem auxilia o time nessa reflexão, a fim de prevenir novos problemas e garantir a eficiência do produto.

O QA não é apenas um executor de testes nas equipes, mas sim um dos grandes responsáveis pela qualidade dos produtos. O que esses profissionais mais buscam é aplicar a qualidade de software como estratégia de excelência em todo o processo de desenvolvimento e, com isso, evitar bugs em geral.

Um exemplo prático que mostra a relevância do papel desse profissional é o estudo da Black Friday de 2022, feito pela Sofist. A pesquisa constatou que, de 146 lojas monitoradas durante o evento, todas apresentaram instabilidade em algum período do evento, gerando um prejuízo de aproximadamente R$ 48,4 milhões para esses e-commerces. Esse tipo de adversidade poderia ser minimizada se essas lojas online contassem com o olhar apurado de especialistas em qualidade para monitorar os sites e tentar evitar as falhas.

Isso demonstra a necessidade do mercado em contar com bons profissionais da área de tecnologia e evidencia ainda mais a importância dos QAs, fundamentais para suprir essa demanda.

Sendo assim, considerando a função essencial que esses profissionais exercem nos times de tecnologia, quais são os principais atributos observados em um QA que se encontra em um alto nível de excelência?

Cinco características de um QA de alto desempenho

Existem algumas características específicas de profissionais exemplares desse grupo, que são:

  1. Possuir um vasto conhecimento técnico de estratégias de testes e conseguir estruturar um planejamento é necessário para garantir que o time está seguindo as melhores práticas de qualidade de software;

  2. Ter visão sistêmica apurada, para promover um fluxo de melhoria contínuo dentro das etapas de desenvolvimento de um software, com o objetivo de oferecer o melhor produto digital ao usuário final;

  3. Ser analítico e ter foco no problema, com o intuito de ajudar todo o time a evitar falhas recorrentes nas etapas de desenvolvimento e proporcionar rapidez nas tomadas de decisão;

  4. Usar a comunicação assertiva para se relacionar com diversos profissionais com mais facilidade e proporcionar ambientes que, de fato, valorizam a qualidade de software, além de ter resiliência em momentos complexos, para estimular o time e colocar sua visão de qualidade no processo;

  5. Ter habilidades de liderança e de negociação, mantendo uma postura empática com os colegas de trabalho. Isso ajuda a construir um ambiente de segurança psicológica para todos, estimulando assim que toda a equipe participe efetivamente com ideias e sugestões de melhorias.

Em um cenário cada vez mais competitivo, essas qualidades são fundamentais para se observar em um QA. O profissional que atende a essas especificidades é essencial para garantir o sucesso de uma equipe de tecnologia e assegurar que as empresas entreguem produtos de qualidade aos seus consumidores.

 

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