Estamos vendo um número crescente de participantes no setor global de pagamentos, o desenvolvimento de novas tecnologias e a proliferação de canais de pagamento. Isso ajudou a dar às empresas mais oportunidades de crescimento, mas também aos criminosos cibernéticos mais opções de roubar dados. As organizações precisam garantir uma infraestrutura de pagamento segura para minimizar o risco de roubo de informações pessoais.
A crescente variedade de métodos de pagamento e a melhoria geral da infraestrutura facilitam que as empresas façam e recebam pagamentos, levando a um crescimento maior dos negócios. Por exemplo, muitas organizações agora usam smartphones ou tablets comerciais para processar transações. Aqui, os pagamentos sem contato ou “tap and go” podem ser feitos pelos usuários de cartão, usando um dispositivo ou cartão habilitado para pagamento sem contato.
Essa tecnologia abre oportunidades para as empresas, pois reduz a barreira à entrada de empresários no mercado, permitindo-lhes o uso de uma tecnologia que já possuem para começar a processar as suas transações comerciais, sem a necessidade de compra de um dispositivos adicional para aceitar pagamentos com cartão.
Além disso, a tecnologia oferece às empresas mais opções de como receber pagamentos, melhorando sua versatilidade operacional. A habilitação de um smartphone para receber pagamentos “tap and go” torna possível processar transações em muito mais locais do que se pensava possível.
No entanto, essas tecnologias estão criando novos desafios de segurança, abrindo as portas para novas e mais eficientes ações criminais. A lógica é simples: diferentes maneiras de efetuar e receber pagamentos, mais canais para roubar dados de pagamento.
As empresas que operam sem uma infraestrutura de pagamento segura representam uma oportunidade para cibercriminosos e hackers, que estão bem equipados e são implacáveis em encontrar caminhos para roubar informações onde as precauções corretas não foram tomadas.
Segundo o relatório do Instituto Ponemon em conjunto com a IBM Security, o custo médio de um comprometimento de dados de empresas no Brasil foi de US$ 1,4 milhão em 2019. Esse custo considera todas as atividades necessárias para resolver o comprometimento de dados, incluindo-se custos de detecção, notificação, resposta e perda de negócios. O estudo também traz à luz o fato de que essas violações estão se tornando sistemáticas e avançadas, e a probabilidade de uma empresa sofrer um comprometimento de dados nos próximos dois anos é aproximadamente 30%. Nesse cenário, a maioria das pequenas e médias empresas não podem se dar ao luxo de experimentar um comprometimento de dados.
Como os criminosos são implacáveis, as organizações também precisam ser combativas na mesma proporção. Toda empresa deve garantir uma estrutura de segurança apropriada para proteger seus negócios contra roubo de dados.
Por exemplo, é possível adotar padrões de segurança e programa de validação para pagamentos por aproximação. Isso permite que os fabricantes e provedores de soluções forneçam às empresas métodos de pagamento sem contato que foram desenvolvidos e testados em laboratório para proteger os dados.
Essas soluções reduzem a exposição dos dados do titular do cartão através de métodos confiáveis de criptografia. A metodologia também utiliza os tokens de pagamento EMV® que substituem as informações pessoais por dados tokenizados, substitutos não sensíveis que não alteram o tipo ou o comprimento dos dados. Ambos tornam mais difícil o roubo de informações do titular do cartão.
Isso é particularmente importante em um mundo em que a adoção de pagamentos sem contato está em ascensão e os comerciantes desejam opções acessíveis, flexíveis e seguras para aceitação de pagamentos sem contato e melhor atendimento de seus clientes.
Com o aumento do uso de smartphones e acessibilidade à Internet no Brasil, o mercado de pagamentos sem contato também deve se expandir. Comerciantes e consumidores estão cada vez mais conscientes dessa tecnologia e soluções de pagamento sem contato já estão sendo implementadas em todo o País. De acordo com pesquisa realizada pela ABECS em parceria com o Instituto Datafolha no ano passado, 10% de usuários de cartão de crédito revelaram que tiveram alguma experiência de pagamento por aproximação, seja com cartão contacless, celular, pulseira ou outro dispositivo.
Por fim, mais opções para os comerciantes aceitarem pagamentos sem contato de maneira segura ajudam a aumentar sua flexibilidade operacional e permitem atender melhor seus clientes.