Celebrados em Paris de 26 de julho a 11 de agosto, os Jogos Olímpicos de 2024 estão chegando e, com eles, abrem-se novas oportunidades para impulsionar a monetização de aplicativos, principalmente num país como o Brasil que ama esportes e 4º no mundo que mais baixa apps – em 2023, foram 10,2 bilhões de downloads em 2023 versus 10 bilhões no período anterior, conforme a “Análise Mobile 2024”, da Rocket Lab em parceria com o Statista. O mesmo relatório aponta que os usuários brasileiros gastaram em aplicativos US$ 1,7 bilhão no ano passado, um incremento de 26,2% ante 2022, que faz da nação a 11ª neste quesito globalmente, e dedicaram 5,02 horas diárias à conexão de internet via smartphone, ligeiramente superior às 5 horas da média planetária.
Estes números firmam o Brasil cada vez mais como protagonista no cenário mobile internacional. Os gastos refletem o fortalecimento da confiança dos consumidores brasileiros neste canal, bem como das empresas e marcas que estão investindo mais em publicidade digital em mobile. No país, os investimentos neste tipo de publicidade somaram R$ 35 bilhões no ano passado, um aumento de 8% em relação a 2022, de acordo com o “Digital AdSpend” do IAB Brasil, e globalmente os aportes atingiram US$ 362 bilhões em 2023, um incremento de 7,5% ante o período anterior, segundo o “Análise Mobile 2024”.
Diante da maratona de oportunidades de negócios trazidas pelas Olimpíadas, apresento dicas para diferentes categorias de apps se valerem deste momento para fazer crescer seus números de monetização. Confira abaixo:
- Aplicativos de streaming para acompanhar esportes – O streaming de conteúdos esportivos tem crescido significativamente nos últimos anos, especialmente com o aumento do acesso à internet banda larga e a popularização da transmissão de programas online. A temporada regular de 2023/2024 da NBA, por exemplo, registrou um recorde de audiência de jogos ao vivo em plataformas de streaming no Brasil. Além disso, o total de horas assistidas de jogos ao vivo da NBA no YouTube teve crescimento de 51% em território brasileiro. Tal desempenho repercutiu no crescimento de vendas de mercadorias: nas 31 lojas da NBA no Brasil, elas tiveram incremento de 51% ante à temporada precedente.
Na “Análise Mobile 2024”, os aplicativos de streaming integram a categoria de entretenimento, que corresponde a 13,4% das receitas totais de R$ 4,5 bilhões geradas pelos apps no Brasil em 2023, com 830 milhões de downloads no mesmo período. Este é mais um dado relevante, evidenciando que as Olímpiadas – ou mesmo campeonatos de futebol, vôlei e basquete, por exemplo – podem ser o momento perfeito para criar um senso de urgência no usuário e fazê-lo adquirir versões pagas e/ou mais elaboradas dos planos disponíveis no app para acompanhar os eventos de forma ainda mais integral.
Além de transmitir os jogos em si, há outras oportunidades para impulsionar o uso de aplicativos de streaming para acompanhar esportes, como o oferecimento de conteúdo exclusivo disponível apenas no app de streaming, a exemplo de entrevistas com atletas, análises de comentaristas, bastidores e cobertura de eventos esportivos que não estão disponíveis em outras plataformas.
Outras dicas são a personalização das experiências esportivas dos usuários, como alertas para jogos específicos, notificações sobre times favoritos ou até mesmo a criação de playlists de momentos esportivos marcantes; o incentivo aos usuários para que compartilhem experiências esportivas nas redes sociais diretamente do aplicativo, mediante oferta de brindes, descontos ou prêmios para incentivar a participação, a fim de aumentar o engajamento e atrair novos usuários; e o estabelecimento de parcerias com ligas esportivas, times e atletas para oferecer conteúdo exclusivo ou promoções especiais, podendo atrair fãs dedicados e aumentar a visibilidade do app.
- Aplicativos de artigos esportivos – O mercado de artigos esportivos está em ascensão, tanto no Brasil quanto globalmente. Segundo o Euromonitor, este segmento registrou um crescimento mundial de receitas de 6% em 2023, em comparação com 2% no ano anterior. E de acordo com projeções do Statista, o faturamento do setor esportivo, como um todo, deve crescer em torno de 5% ao ano até 2025, incluindo receitas relacionadas a artigos esportivos, licenciamento e outras fontes.
A cada edição, o leque das modalidades esportivas está cada vez maior nas Olímpiadas. Skate e surfe são exemplos de esportes que foram adicionados nos jogos em Tóquio e agora, em Paris, teremos o breaking dance e a canoagem slalom extremo. Portanto, essa é a hora perfeita para queimar o estoque de artigos esportivos nestas novas modalidades em seu app.
- Aplicativos de fitness, saúde e bem-estar – Os aplicativos de fitness tiveram significativo incremento durante e no pós-pandemia, pois as pessoas se adaptaram a fazer exercícios em casa. Globalmente, o mercado de apps voltados a atividades físicas atingirá R$ 590 bilhões em 2030, com um crescimento anual projetado de 24,3% entre 2021 e 2030, segundo a Allied Market Research. Em sua evolução, alguns dos apps se tornaram plataformas completas de saúde mental, yoga, meditação, nutrição e bem-estar geral. E para manter altas taxas de engajamento, eles estão diversificando seus serviços e investindo cada vez mais em experiência do usuário e atendimento ao cliente.
Eventos esportivos servem de inspiração para algumas pessoas abandonarem o sedentarismo. Para empresas e marcas, eles oferecem uma janela de oportunidade para os aplicativos se destacarem, diversificarem seus serviços, aumentarem sua base de usuários pagantes, os estimularem a fazer upgrade para versões premium e promoverem o seu contínuo engajamento. Por isso, é fundamental conhecer o comportamento dos usuários e planejar bem as campanhas de mídia para todo o funil, para uma jornada consistente dentro do app.
- Aplicativos de apostas esportivas – A pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Uso de Apps no Brasil”, de maio do ano passado, aponta que 27% dos brasileiros com smartphone já apostaram dinheiro em aplicativos de jogos e apostas esportivas, as chamadas bets. Entre janeiro e novembro de 2023, os brasileiros gastaram cerca de US$ 11,1 bilhões com as bets, o equivalente a R$ 54 bilhões, conforme estimativa da Folha de S.Paulo com base em estatísticas do Banco Central. Trata-se de um mercado cada vez mais promissor e que, com a chegada das Olimpíadas, também poderá impulsionar a monetização de aplicativos.
A implementação de modelos de monetização eficazes passa por uma estratégia de mídia mobile diversificada, acompanhando toda a jornada desse usuário. Reconhecendo os comportamentos dele, é possível ter diferentes focos de monetização, a começar por apostas em si e o upgrade para as assinaturas. E, a partir disso, oferecer ofertas personalizadas e pertinentes para o momento de cada usuário.
Neste contexto, as perguntas que você deve fazer são: 1) esses apps estão preparados para o volume de tráfego que está por vir?; 2) como aprimorar a experiência do usuário com essas marcas, aumentando as chances de conversão de visitantes em jogadores pagantes na época de competições esportivas?
- Aplicativos de e-commerce em geral – Grandes eventos esportivos também costumam mobilizar consumidores para a compra de móveis, eletrônicos e até alimentos e bebidas para que a experiência de assistir aos jogos seja ainda melhor. Neste sentido, apps de e-commerce e de categorias indiretamente relacionadas também podem se beneficiar das próximas Olimpíadas. E pensar em como aproveitar a oportunidade para atrair tráfego, com condições especiais, ofertas de combos, entre outros, trará vantagens ainda mais competitivas.