Os aplicativos de games são uma febre mundial e, naturalmente, a publicidade segue a audiência. Somando os dois fatos, não é exagero afirmar que o inventário de mobile gaming veio para ficar. De acordo com a pesquisa The Mobile Gaming, a maioria dos entrevistados (72%) joga em seus smartphones diariamente. O estudo mostra que as principais razões apontadas pelos usuários para jogar jogos em seus celulares são “diversão”, “relaxamento”, “para vencer” e “exercitar a mente”, respectivamente, e para 73% dos entrevistados o ambiente de mobile games é seguro. É este comportamento e percepção que tornam os jogos mobile favoráveis para a conexão das marcas com seus públicos.

O estado de espírito dos usuários é um fator fundamental para uma melhor aceitação da publicidade. Outro ponto favorável à publicidade em jogos mobile é que as marcas estão cada vez mais em busca de ambientes neutros, evitando a exposição das marcas próximas de notícias negativas, por exemplo.

O estudo mostra que 82% dos usuários assistem a anúncios em vídeo para ganhar “conteúdos” ou “vidas extras” nos jogos, em vez de pagar por isso, e 26% dos respondentes diz lembrar dos anúncios em vídeo que assistiram, enquanto 60% ficam em dúvida. A lembrança do anúncio em vídeo em jogos está diretamente ligada ao visual (34%) da comunicação.

Tendo em vista o crescimento do consumo de jogos mobile, e da publicidade neste ambiente, destaco abaixo alguns pontos sobre o mobile gaming como canal de divulgação para anunciantes e marcas.

Benefícios para marcas
Poucas marcas ou anunciantes mostram resistência à publicidade em jogos mobile. A maioria os considera um ambiente seguro, com um inventário criado por profissionais, para usuários exigentes e com ótimo estado de ânimo, abertos a receber mensagens publicitárias.

Benefícios para usuários
O formato não é invasivo, já que os usuários que assistem à publicidade em jogos deram sua permissão (opt in). Assim, eles sabem que vão receber uma mensagem publicitária e que vê-la resultará em algum benefício no jogo. Segundo pesquisa da Millward Brown, o formato de vídeo iniciado pelo usuário, é o que tem mais efeito positivo em comparação a qualquer outro – como pré-roll, social click to play ou clique no banner.

Evolução do mercado
Tanto o Brasil quanto a América Latina seguem as tendências globais de mercado. Hoje, ninguém mais questiona esse tipo de inventário na Europa, nos Estados Unidos ou em nossa região. Há dois ou três anos isso era impensável, mas, em 2018, entramos em um caminho sem volta. O inventário de mobile gaming veio para ficar e, à medida que o tempo passa, esse caminho se torna mais firme e com muito mais possibilidades.

Vantagens In-app
Uma das vantagens é que os usuários passam 84% do tempo deles em aplicativos, contra apenas 16% navegando em sites mobile. Além disso, conseguimos identificar um usuário único e classificá-lo de acordo com seu comportamento no ambiente do app – por quais conteúdos navega, que aplicativos têm instalados, com quais anúncios interage e por onde costuma transitar com mais frequência.

Campanhas em jogos mobile
É importante que o conteúdo seja brand safety, que a campanha seja 100% visível, livre de fraude e que o tráfego seja 100% humano.

Realidade virtual e aumentada
Essas tecnologias são um grande atrativo para os usuários e traz muitos benefícios para marcas que queiram atrair clientes para suas lojas físicas ou promover maior interação dos jogadores com seus anúncios. O formato Aurora HD se destaca por conta dos gráficos assombrosos e realistas, capazes de gerar verdadeira interatividade com o vídeo.

Futuro
A indústria, sem dúvida, continuará crescendo. As grandes companhias de videogame estão apostando no lançamento de versões especiais para dispositivos móveis, atendendo à demanda dos usuários, que cada dia passam mais tempo jogando. No que diz respeito a tendências, realidade virtual e aumentada será com certeza uma delas, assim como partidas e histórias mais curtas, que permitam acelerar o tempo e a velocidade dos jogos e incluir estímulos contínuos.

 

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