A propagação de empresas que fazem parte da economia compartilhada está influenciando diretamente a indústria dos pagamentos digitais. Elas estão mudando a forma como os consumidores se locomovem, compram e até como consomem produtos ou serviços. Quando você chama um carro por aplicativo, ou um serviço de delivery, na grande maioria são as carteiras digitais que possibilitam a remuneração do motorista de aplicativo ou do entregador, por exemplo. Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de brasileiros que estão dispostos a adotar práticas de consumo colaborativo no seu dia a dia nos próximos dois anos aumentou de 68% para 81%.
Esse novo hábito de consumo, proporciona uma geração de renda que até então não existia. Os motoristas de aplicativos são um exemplo bastante claro e já massificado desse movimento (estima-se que exista no Brasil mais de 1 milhão de motoristas nessa categoria), assim como o crescimento dos entregadores de delivery (sendo que uma boa parte também usa bicicletas compartilhadas!).
Todos esses trabalhadores informais estão movimentando a economia e impactando outras indústrias, pois passam a ser incluídos financeiramente ao receber seus pagamentos por meio de contas digitais. Eles podem receber um crédito em seu cartão já cadastrado na carteira, por meio do que chamamos de “pagamentos push”.
Com as contas digitais ou aplicativos específicos, as pessoas não perdem mais seu tempo em filas para pagar suas contas utilitárias – como água, energia e gás –, fazendo tudo pelo seu celular, com mais segurança e comodidade. Além, é claro, de ter acesso a milhões de estabelecimentos comerciais no Brasil e a benefícios e promoções exclusivas, que podem ajudar a manter suas contas sob controle.
Ao mesmo tempo em que trabalhamos para trazer vantagens para esse segmento da população oferecendo ferramentas para realizarem suas compras digitais, também trazemos para as principais empresas da economia compartilhada soluções seguras e confiáveis de pagamento de acordo com suas necessidades, o que inclui ferramentas antifraude, serviços de autenticação e cartões co-branded. É preciso sempre olhar para os dois lados, focando na boa experiência e, claro, na segurança dos usuários. Assim todos saem ganhando.