Na era digital atual, a adoção de tecnologias inovadoras se tornou um requisito para as empresas que buscam se manter competitivas e relevantes. A inteligência artificial (IA) se apresenta como uma ferramenta transformadora que pode potencializar a eficiência, a tomada de decisões e a produtividade. No entanto, o caminho rumo à implementação bem-sucedida da IA em uma empresa pode parecer desafiador. 

De acordo com um estudo realizado pela AMD com líderes de TI, dois em cada três estão aumentando os investimentos em tecnologias com IA. Além disso, três em cada quatro líderes consultados são otimistas sobre os benefícios potenciais dessa tecnologia, que vão desde maior eficiência dos funcionários até soluções automatizadas de cibersegurança. 

 Para iniciar esta emocionante jornada em direção à integração da IA no ambiente organizacional, é crucial avaliar e compreender as necessidades e desafios da empresa. Quais processos podem ser melhorados? Quais são as áreas críticas que poderiam se beneficiar da automação por inteligência artificial? Uma avaliação estratégica fornecerá uma base sólida para determinar como a IA pode gerar um impacto positivo nos postos de trabalho para aumentar a produtividade, usando, por exemplo, PCs com processadores de última geração com desempenho em fluxos de trabalho intensivos, consumo de energia eficiente, gerenciamento remoto integrado e um motor de processamento neuronal integrado para acelerar a execução de processos de inteligência artificial. 

Por outro lado, é importante esclarecer que a inteligência artificial se alimenta de dados, portanto, sua implementação bem-sucedida requer uma cultura centrada na qualidade, segurança, atualização e gestão efetiva dos mesmos. Dito isso, as empresas devem contar com uma infraestrutura abrangente que ofereça o melhor desempenho possível e a máxima segurança de dados. Ao mesmo tempo em que reduzem o consumo de energia e, consequentemente, a pegada de carbono, como servidores para data centers que usam processadores e aceleradores para inteligência artificial, que fornecem não apenas mais memória, mas também mais potência, eficiência e desempenho, elementos necessários para a criação, treinamento e inferência de modelos de IA. 

No entanto, a implementação da IA não deve ser um processo leve e abstrato. É por isso que iniciar testes piloto em áreas específicas, como a otimização de processos, e identificar casos de uso práticos e específicos que possam gerar valor imediato é essencial para alcançar um bom resultado e melhorar a demanda e experiência do cliente. 

Nessa mesma linha, podemos dizer que a implementação da IA não será possível sem o investimento em talento e formação do pessoal. O desenvolvimento de habilidades internas, a especialização e a atualização contínua na temática são fundamentais para estar na vanguarda das últimas tendências e tecnologias nesse campo em constante evolução. 

A transição para a IA é um processo emocionante, mas não deve ser abrupta, e sim gradual, começando com projetos pequenos, atualizando o equipamento conforme necessário e escalando conforme necessário. Isso permite aprender de forma progressiva, ajustar estratégias com base na experiência e minimizar riscos.

Empresas de tecnologia têm o compromisso de fornecer produtos e novas tecnologias voltadas para a IA, para ajudar as empresas a impulsionar a inovação e abrir caminho para um futuro empresarial mais inteligente e competitivo, sem deixar de lado o compromisso e compreensão das necessidades e desafios. 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!