Embora você possa estar procurando novas maneiras de aprimorar seu serviço ao cliente, há uma tempestade silenciosa se formando debaixo do seu nariz – trazida a você pelo WhatsApp.

Vejamos alguns números para entender como e por que o suporte ao WhatsApp está atrapalhando o setor de serviços globalmente. O WhatsApp é o terceiro aplicativo mais baixado do mundo e tem mais de 1,5 bilhões de usuários ativos em 180 países. Em 2021, o número de usuários do WhatsApp nos EUA deve aumentar para 25,6 milhões. Portanto, o impacto potencial do aplicativo de mensagens é imenso.

A empresa não está sozinha em mudar a maneira de como as empresas oferecem suporte. Os clientes estão cada vez mais inclinados a usar aplicativos de mensagens para alcançar as marcas. Elas já estão vendo uma diferença fenomenal na oferta de serviços ao adotar aplicativos de bate-papo como o Facebook Messenger, Slack e Apple Business Chat.

Mas, mesmo entre esses gigantes do setor, o WhatsApp lidera porque é de baixo custo, possui uma participação significativa dos clientes globais e integra bem as duas pontas do atendimento. O uso dele para atendimento ao cliente pode ajudá-lo a gerar leads, interagir com os clientes de maneira mais significativa e estar disponível quando seus clientes mais precisam.

Por que é preciso fornecer suporte ao cliente através do WhatsApp

Além da vantagem óbvia de alavancar a presença global, há várias razões pelas quais o atendimento ao cliente do WhatsApp precisa ser priorizado como um canal de suporte:

  • As empresas podem resolver os problemas do cliente em particular, projetando o WhatsApp como seu principal canal de suporte. Eles podem evitar possíveis surtos de clientes que expressam sua frustração nas mídias sociais, o que afeta a percepção da marca.

  • As APIs do WhatsApp for Business podem ajudá-lo a automatizar tarefas, consolidar consultas de suporte e gerar leads – quase como um mini helpdesk – mas em uma interface simples e familiar.

  • O perfil comercial do WhatsApp pode ser personalizado para refletir o tom da marca e também definir expectativas. Por exemplo, a seção “sobre” da conta pode dizer algo como “Redefinindo a experiência dos fãs de filmes com mercadorias interessantes … Responderemos dentro de uma hora (10:00 – 20:00 PST)”.

  • O envio de mensagens pode ser fácil com o WhatsApp Business, pois a personalização se torna mais fácil conectando a API a uma plataforma de suporte. Histórico de compras anterior, localização do cliente e natureza das conversas de suporte – todas essas características do cliente podem ser aproveitadas para enviar notificações de geração de leads personalizadas para o cliente.

E os clientes também têm vantagens nessas interações:

  • O WhatsApp permite que os clientes procurem uma empresa instantaneamente, em vez de procurar as opções de suporte disponíveis.

  • Os clientes podem se envolver com as empresas no meio em que se sentem mais confortáveis e usar no dia-a-dia.

  • O suporte ao WhatsApp permite conversas assíncronas, para que os clientes possam se envolver sempre que necessário, sem ter que ficar atentos à resposta de um agente de suporte.

  • A criptografia de ponta a ponta oferecida pelo WhatsApp garante que ninguém além do cliente e do agente de suporte possa ler suas mensagens. Esse senso aprimorado de privacidade é algo que faz com que os clientes se sintam seguros, pois eles não têm o mesmo nível de criptografia em canais como email, mídias sociais ou telefone.

 

Veja como começar a usar o WhatsApp Business para sua empresa:

  • Baixe o aplicativo WhatsApp Business no seu dispositivo Android ou iPhone.

  • Inscreva-se com um número de celular que você poderá autenticar.

  • Vá para Configurações> Configurações comerciais> Perfil.

  • Crie um perfil comercial com detalhes como nome da empresa, endereço, logotipo, endereço de email e site. (OBSERVAÇÃO: você não pode alterar o nome da sua empresa após o envio.)

  • Defina Mensagens de Saudação, Respostas Rápidas e Mensagens Ausentes acessando Configurações> Configurações da Empresa.

  • E é isso! Sua empresa está pronta para começar a oferecer suporte ao WhatsApp para os clientes.

 

 

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