A internet móvel de alta velocidade segue crescendo a passos largos no Brasil. O número de acessos em banda larga móvel quase dobrou sua base (96%), passando de 15,1 milhões em maio de 2010 para 29,7 milhões em julho deste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Isso é reflexo de um público que cada vez mais consome informações, produtos e serviços em situações de mobilidade. Esses dados também chamam a atenção para a importância das empresas estarem presentes em diversas plataformas (TV, computador, celular, tablets, etc) para continuarem competitivas.

É claro que a web tradicional não morrerá, assim como não é possível imaginar a extinção da mídia impressa. O que vem ocorrendo, no entanto, são vitórias da praticidade, da versatilidade e das possibilidades. Assim como a web é muito mais completa, nesses três aspectos, do que a mídia impressa, a plataforma móvel consegue ser ainda mais dinâmica.

De acordo com recente estatística do Google:

  • 79% dos usuários mobile utilizam seus smartphones no processo de compras;
  • 70% usam seus smartphones dentro das lojas (imagine as possibilidades de interação entre PDV e aplicativos para iPhones e cia);
  • 49% comparam preços através de seus aparelhos móveis (espaço para promoções e boas ofertas mobile);
  • 44% buscam informações sobre produtos/serviços e leem reviews em seus smartphones (são ferramentas práticas, que estão sempre conosco quando há o impulso da compra);
  • 94% buscam informação local em seus celulares (geolocalização aproxima a presença mobile da presença física);
  • 88% tomam uma decisão no mesmo dia (comportamento que se beneficia da praticidade e velocidade que a mobilidade proporciona);
  • 9 entre 10 donos de smartphones já compraram algo que encontraram numa busca mobile.

 

Até os meios de comunicação como TV e Internet já foram superados pelos aplicativos para iOS e Android em audiência relativa fora do horário nobre. Segundo pesquisa realizada pela Flurry Analytics, o horário não é tão decisivo para a audiência dos apps quanto é para televisão e Internet. As porcentagens de audiência da televisão só superam os apps para iPhone, iPad, iPod e dispositivos Android durante o horário nobre e antes das 6h da manhã.

Além disso, o aplicativo pode ser a solução apropriada em um momento de cautela na economia. O clico de vida de um app para smartphone é muito maior do que o de outros tipos de investimento. É possível observar esse fenômeno, por exemplo, em apps mobile para crianças, que possibilitam ao usuário fazer e refazer sua historinha. Também é possível mensurar com precisão, com métricas quantitativas e qualitativas, os resultados do investimento, ajudando a maximizar o retorno sobre o investimento.

Por fim, o celular é um canal de comunicação, relacionamento, distribuição e vendas, que elimina custos fixos e intermediários, permitindo a qualquer marca estar ao alcance do seu público em todo lugar e a qualquer hora.

 

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