Muitas decisões e debates em torno do mercado móvel e das políticas entre integradoras e operadoras contribuíram para que 2012 fosse um ano de consolidação. A partir de 2013, o crescimento de ações e soluções móveis será mais consistente, rápido e bem melhor absorvido pelo mercado.
Na área de mobile marketing, vemos cada vez mais ações sendo criadas, e as marcas têm se comunicado mais com os seus clientes por meio de campanhas móveis. Todos já entenderam: o mobile é um caminho sem volta para o marketing. Existe uma grande possibilidade aberta para as marcas que possuem uma grande base de clientes poderem usufruir dessas informações para falar com eles.
As megapromoções por SMS também se consolidaram. Não existem mais ações que não incluam mobilidade. Por ser democrático, o SMS agrega um gigantesco número de participantes em promoções. É a convergência total de meios: uma propaganda na TV, um número de celular e a possibilidade da participação imediata na promoção por meio do telefone.
O controle das operadoras sobre tarifações de serviços móveis, como download de games, assinaturas, micropagamentos dentro de jogos, entre outros, vai aumentar. A princípio pode parecer burocrático, porém, a longo prazo isso vai diminuir o número de reclamações no Call Center das teles. Mesmo tendo que passar por mais processos para completar os serviços desejados, o usuário estará mais protegido e as operadoras ganharão eficiência. Este processo é unificado. Todas as teles deverão seguir o termo de conduta da MEF e agir com mais austeridade e rigidez.
Por tudo isso, acreditamos na consolidação do mercado e estamos preparados para o grande aumento da demanda que essa organização deverá gerar.