Estamos num momento crucial da história do ponto de vista tecnológico, com mudanças de paradigmas em nível profissional e pessoal. Há um claro progresso que temos vivido nos últimos anos, mas que tem crescido com mais força devido à pandemia, quando observamos uma nova realidade e convivemos com uma transformação digital cada vez mais marcada pela inteligência artificial (IA). A mudança veio para ficar, e o futuro está mudando completamente nossa forma de trabalhar e nos relacionar.

Como bem dissemos, o desenvolvimento da tecnologia é crescente, e foi assim que, em dezembro de 2022, a OpenAI abriu o acesso ao ChatGPT, um chatbot alimentado por IA que apresenta reconhecimento de linguagem natural, desenvolvido para entender melhor as sutilezas da fala humana, como estilos ou instruções, e conseguindo criar conteúdos e interpretar as instruções de forma cada vez mais precisa.

Recentemente, a partir de nossa plataforma, que cria e gerencia chatbots, começamos a usar esses modelos oferecidos pelo ChatGPT para gerar conteúdo, melhorar a compreensão de nossos modelos de Inteligência Artificial, prever respostas de agentes, nos ajudar a programar dentro da empresa, o que facilita para melhorar a eficiência e precisão do bot e aprimorar as métricas de serviço em geral. Além de ver as mudanças e o sucesso do modelo.

Hoje, os modelos oferecidos pela OpenAI podem ser complementados pelas necessidades das empresas e espera-se que nos próximos meses as companhias utilizem cada vez mais esse tipo de tecnologia. Isso vai gerar um maior auxílio nas tarefas do dia a dia, como escrever um e-mail, por exemplo, e trazer muitos benefícios, principalmente para as equipes de engenharia, já que pode criar um número maior de assistentes para programar. A eficiência dos operadores sem dúvida aumentará, mas a qualidade das respostas também será maior, daí a qualidade do bot.

Essa funcionalidade fornece ferramentas de treinamento e produção de modelos de inteligência artificial que então disponibiliza a seus clientes por meio de APIs (Application Programming Interface). Esse trabalho de formação exige muita dedicação e investimento, e o que ele permite é que o público tenha acesso a modelos pensados para serem utilizados em outras áreas.

Estamos assistindo a uma revolução tecnológica, a mais importante em 20 anos e a segunda mais importante da história, logo depois dos celulares. As empresas devem ser encorajadas a testar esta tecnologia, a experimentá-la, a descobri-la e a continuar a desenvolvê-la. Estamos vendo resultados muito positivos em nossos clientes que já começaram a incorporá-lo e mudanças bastante interessantes são esperadas nos próximos meses, pois é claro que está incentivando o mundo das fintechs e muitas outras companhias que esperam melhorar e aproveitar rapidamente a onda.

O que está por vir é muito maior do que já temos, por isso quem ousar incorporar essa tecnologia estará um passo à frente na revolução tecnológica, colaborando com a aceleração no desenvolvimento de modelos de inteligência artificial e gerando mais oportunidades de melhorias e amplitude no tempo.