Concordamos em dizer que a utilização de telefonia móvel tornou-se parte indispensável da rotina empresarial. Apesar de todas as facilidades trazidas pelo uso de linhas móveis, esse tipo de serviço também traz consigo uma série de problemas de uso, manutenção, custeio e contabilização.

Fraudes em celulares são cada dia mais comuns, principalmente em função do grande números de usuários, da popularização do serviço e das inúmeras ofertas de mercado.

E é claro, que essas situações impactam negativamente em inúmeros processos internos da empresa, por isso, é necessário conhecer esses problemas e estar atento às possíveis soluções para reduzir o abalo causado no negócio.

Trouxe para você, neste artigo, quais são as fraudes em celulares mais comuns e como você pode evitar esse tipo de incômodo.

Descumprimento de acordos de planos

As operadoras de celulares são campeãs de reclamações no Procon e na própria Anatel. Entre as reclamações mais comuns estão questões relacionadas ao descumprimento do acordo dos planos.

O usuário, você ou empresa onde trabalha, contrata um serviço, mas, na prática, a empresa oferece e cobra por outro diferente daquele negociado no ato da contratação. Algumas situações acabam sendo levadas ao Poder Judiciário, tamanha a discrepância entre o serviço oferecido, o contratado e o que realmente está sendo pago pela empresa.

Evitar esse tipo de situação é bastante complexo, por isso, a minha dica é que o gestor responsável pelo controle das contas de telefonia móvel e Internet móvel acompanhe e verifique constantemente o serviço que está sendo ofertado pela operadora e se o mesmo atende as cláusulas contratuais.

Contabilização inadequada dos planos de dados

O usuário, você ou a empresa onde trabalha, realiza a análise da contabilização dos valores informados nas contas de telefonia móvel? Se a resposta for negativa, é hora de começar a repensar seus processos de gestão de telefonia.Outra fraude comum no segmento está relacionada à contabilização incorreta de plano de dados e até mesmo ligações. O resultado é que o usuário não verifica, acaba pagando por um serviço que não é devido e gasta valores desnecessários em razão de uma fraude muito comum, principalmente em planos empresariais.

É fundamental realizar a avaliação e análise apurada dos planos de dados pode garantir uma economia significativa para você ou para o seu negócio, trazendo novas possibilidades de investimento e também uma nova forma de enxergar a companhia telefônica que você contratou.

Cobranças indevidas

Muito relacionada à fraude anterior — e também um problema campeão de reclamações — é a cobrança de valores indevida nas contas de telefonia.

Se você sofre com o problema de fraudes em celulares, a melhor solução é contar com o apoio de uma auditoria especializada, focada em gestão de telefonia. Dessa maneira você conta com a expertise de profissionais com experiência, garantindo resultados reais e que tragam benefícios financeiros e gerências para o seu negócio.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!