O Facebook anunciou recentemente um novo recurso que permitirá que as empresas alcancem seus clientes por meio da API de negócios do WhatsApp. O objetivo declarado por trás dessa nova API é o de encurtar a distância entre empresas e pessoas, possibilitando iniciar um bate-papo sobre os vários serviços oferecidos ou solicitar informações sobre pedidos feitos anteriormente. No entanto, ao mesmo tempo, isso abrirá o caminho para promoções segmentadas diretamente no WhatsApp, independentemente de você estar solicitando isso ou não.
O comunicado oficial do Facebook enfatizou que o WhatsApp Business API também terá um papel importante no estabelecimento de conexões frutíferas com novos clientes graças à ferramenta “Anúncios do Facebook que redirecionam para o WhatsApp”, permitindo que as empresas recebam métricas no desempenho de suas campanhas feitas no aplicativo de mensagens.
A única coisa que impedirá qualquer empresa ou negócio de enviar spam na sua lista de contatos do WhatsApp com promoções é a taxa que as empresas precisariam pagar para “enviar certas mensagens”.
Embora a mídia esteja se perguntando se essa nova ferramenta será uma mudança revolucionária para o marketing, pouca ou nenhuma atenção foi dada à questão da privacidade.
Então, vamos supor que você se preocupa com sua privacidade. Você deveria estar preocupado? Depende do que você entende por privacidade. Em seu site oficial, o WhatsApp tem tranquilizado seus usuários de que as conversas iniciadas com qualquer empresa sempre permanecerão criptografadas de ponta a ponta.
Muitos aplicativos de mensagens estão usando criptografia de ponta a ponta como um sistema de segurança – WhatsApp, Telegram, Viber, Signal, para citar alguns – e o termo tornou-se sinônimo de privacidade, apesar de serem duas coisas muito diferentes.
Qual é o sentido de toda essa criptografia de ponta a ponta se você ainda é segmentado por anúncios? Não é hora de perceber que, se uma plataforma é segura, isso também não implica que nossa privacidade será respeitada?
A criptografia de ponta a ponta impede que suas mensagens sejam lidas por terceiros, mas isso não significa que ninguém esteja coletando dados de suas conversas. Se você considera a empresa por trás de seu aplicativo de mensagens como “terceiros” em suas conversas, é necessário entender que suas mensagens podem não estar realmente protegidas de todos os “terceiros”.
A privacidade é o nosso direito inquebrável de manter para nós mesmos as nossas informações mais íntimas e sensíveis; o direito de fugir de intrusos indesejáveis e de rejeitar qualquer anúncio que somos forçados a engolir todos os dias – não importa o quão bem eles se encaixem em nosso perfil digital.
A pergunta apropriada a ser feita é: por que ainda estamos comprometidos com a ideia de que ganhar dinheiro é impossível, a menos que empurremos anúncios para os usuários? Uma virada no jogo é possível, à luz de uma abordagem respeitosa e transparente para as pessoas que usam aplicativos de mensagens. Acreditamos firmemente que outra abordagem é possível, uma em que o respeito pela privacidade do usuário é indiscutível em uma plataforma de comunicação líder de mercado. Afinal de contas, nosso objetivo é permitir que as pessoas expressem sua personalidade única, em qualquer lugar e para qualquer pessoa no mundo, sem limites ou invasões de nossa parte.