Alguns setores, como segurança pública e patrimonial, hospitais, transporte de valores e eventos, sempre têm equipes de prontidão à disposição, com pessoas treinadas, capacitadas e que sabem tomar as melhores decisões em cada momento.

Para a comunicação entre os times, empresas utilizam os mais variados canais, como rádios comunicadores convencionais PTT, rádio comunicadores avançados com tecnologia push-to-talk, celulares, smartphones robustecidos, megafones, walkie-talkies e dispositivos intra-auriculares. São soluções profissionais, com recursos de segurança e independentes de uso pessoal.

Como exemplos de comunicação de prontidão, podemos citar as operações realizadas em resgates e atendimentos em tragédias, em que a tecnologia serve de apoio ao salvamento. Recentemente, tivemos casos de repercussão mundial, como o resgate do time de futebol na Tailândia, os incêndios na Califórnia e o deslizamento de terras em Angra dos Reis. Episódios em que a comunicação eficiente, rápida e simples foi crucial para o sucesso das operações.

A comunicação push-to-talk e por voz é uma tecnologia eficiente e assertiva, pois oferece benefícios, como velocidade – por meio da utilização da comunicação em tempo real, não há necessidade de esperar chamar e o outro lado atender; ligação eficiente – como somente um usuário pode falar por vez, isso estimula que seja feito um diálogo curto e objetivo; e simplicidade – fácil de entender e utilizar, apenas é necessário apertar um botão e começar a falar.

A necessidade de obter resposta imediata aos chamados fez com que, por exemplo, a Ecco Salva, empresa de atendimentos médicos de urgência por meio de UTIs móveis, optasse pela tecnologia push-to-talk. Com isso, foi possível melhorar a comunicação entre os colaboradores em 80%, não tendo mais problemas com indisponibilidade do sistema ou atrasos, falta de sinal ou suporte demorado.

Na comunicação de prontidão não há muito tempo para esperar por respostas de mensagens de textos ou mesmo de áudio. Muito menos esperar horas pela resposta de um e-mail. Neste tipo de operação, alguns segundos a mais ou a menos na tomada de uma determinada decisão ou ação podem determinar o desfecho de uma situação envolvendo risco de vidas de pessoas.

A comunicação por voz possibilita responder e agir em tempo hábil a determinada ação. Outra vantagem é a possibilidade de promover conversas rápidas com a equipe virtual, de forma que todos recebam as mesmas informações, permitindo, inclusive, um papo rápido para esclarecer dúvidas em geral.

Para as organizações que necessitam de uma comunicação rápida, eficiente e sem falhas, a implementação da tecnologia push-to-talk pode ser a solução mais indicada.

 

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