Quase um terço das pequenas empresas mudaram os provedores de serviços financeiros em 2021, de acordo com dados da pesquisa do Relatório de Recuperação de Pequenas Empresas da American Express. O motivo mais citado para a troca foi a conveniência: o novo provedor oferece múltiplas soluções financeiras dentro de uma empresa. Ademais, razões secundárias se seguiram: As pequenas empresas estão indo ao encontro dos provedores que simplificam as tarefas de operações e oferecem soluções robustas de bancos digitais.

Digite no google “super aplicativo de finanças”. Desse modo, verá que o conceito tem uma década de idade (o termo foi cunhado em 2010 pelo fundador da BlackBerry, Mike Lazaridis), apesar de que mais de 83% dos brasileiros ainda desconhecem a sua utilidade e o significado, segundo pesquisa realizada pela Mind Miners a pedido do Meio & Mensagem. 

O moderno super aplicativo em serviços financeiros promete acesso perfeito a uma variedade de ferramentas e serviços, cada um melhorando simultaneamente um ao outro. Se uma plataforma pode fornecer um conjunto completo de soluções necessárias para manter uma pequena empresa, consequentemente proprietários sobrecarregados conseguirão expandir a sua capacidade de gestão de tempo e simplificar processos.

Normalmente, os superapps lançam-se como um serviço especializado, compram de uma grande base de usuários e, em seguida, começam a diversificar e expandir ofertas. O WeChat estreou na China em 2011 como uma plataforma de mensagens de texto. Agora é um pacote maciço de mais de um milhão de aplicativos menores onde os usuários podem reservar passagens, pagar contas, solicitar um visto de viagem e até mesmo realizar um encontro às cegas. A Alibaba foi inicialmente projetada como um recurso de compras online e agora oferece investimentos, empréstimos e seu próprio algoritmo de classificação de crédito. 

Nos EUA, muitos começaram como provedores de solução única, como processadores de pagamento ou credores de pequenas empresas, mas estão se expandindo rapidamente para competir com bancos e outras empresas fintech. 

Em um passado não muito distante, proprietários de pequenas empresas teriam a necessidade de um banco físico para funções financeiras fundamentais, como contas correntes e empréstimos, mas ainda precisaria reunir uma rede de serviços autônomos. Eles iam a quatro ou cinco sites discretos para gerenciar seguros, pagamento de contas, faturamento, contabilidade e qualquer outra coisa. É demorado e ineficiente, mesmo que cada empresa ofereça um excelente serviço nesse nicho estreito.

Para os consumidores, a vantagem de um superapp fintech é essa conveniência tão necessária. Se ofertas empacotadas em uma interface all-in-one podem lidar com seu depósito direto, negociações de ações, hipotecas, seguro de vida e cartões de crédito em um só lugar, é menos provável que se esqueça de qualquer uma dessas coisas. Combinar todas essas funções pode economizar muito tempo e dinheiro. Desse modo, os aplicativos fintech tornaram-se o rosto de muitos serviços bancários e com isso, grandes empresas fizeram e estão fazendo investimentos nesse meio.

Com um mercado altamente competitivo de ofertas especializadas de fintech e uma base de clientes com fome de soluções simplificadas, há uma corrida para se tornar o provedor de todos os serviços. A paralisação proporcionada pela pandemia fez com que se acelerasse a já rápida adoção de aplicativos autônomos para pagamento digital, pedidos e logística. Porém, proliferar plataformas significa custos e tempo adicionais. As pequenas empresas provaram que estão dispostas a trocar os provedores de serviços financeiros por soluções totalmente digitais, tudo sob um mesmo teto.

Desvantagens podem existir no início. Dependendo de um único aplicativo — enquanto economiza tempo e dinheiro — significa que uma pausa ocasional ou interrupção do serviço pode afetar várias funções comerciais. O ônus recai sobre o provedor de plataforma para oferecer uma experiência excepcional, construir e manter sua confiança, além de continuar entregando um serviço de qualidade.

Caso se queira alternar entre plataformas, os direitos de portar dados financeiros para superapp se tornarãoo comuns quanto os números exponenciais de celulares no Brasil no decorrer da década de 2000. O caos relacionado à Covid-19 trouxe uma série de novos desafios para as pequenas empresas. Apenas manter as portas abertas tornou-se incerto, juntamente com a adaptação a novos protocolos, tentando contratar e atender clientes cujas necessidades estão mudando tão rapidamente. 

Portanto, as empresas querem ferramentas que tornem o gerenciamento de seus negócios mais conveniente, e super aplicativos lhes dão isso. Essas transformações no nível do solo estão impulsionando soluções financeiras inovadoras projetadas com a conveniência em mente. A demanda de pequenas empresas por interfaces digitais acessíveis e amigáveis ao cliente só crescerá. Os provedores de serviços financeiros que oferecem um poderoso conjunto de serviços continuarão a atrair clientes para longe daqueles que estão atrasados em virtude dessa mudança.

 

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