2024 é um ano de eleições municipais e, com isso, crescem as preocupações com um tema recorrente neste período: as fake news. Em janeiro, o estudo Global Risks Report, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), apontou que a desinformação, além de ser um dos grandes desafios para a tecnologia, está na lista de riscos globais. No cenário brasileiro, uma pesquisa feita pelo Instituto Data Senado em junho do ano passado apontou que 80% dos brasileiros acreditam que uma lei específica pode diminuir a quantidade de informações falsas nas redes sociais.

Diante desse contexto e, principalmente, depois do crescimento exponencial da inteligência artificial em 2023, é inevitável pensar que a mensageria tem se tornado um fator essencial no combate à desinformação. Isso porque, as redes sociais – e aplicativos de mensagens – em muitos casos, funcionam como a fonte de informação das pessoas. Por isso, canais oficiais de comunicação – sejam de empresas públicas ou privadas, além de um sistema de mensageria eficaz são uma peça-chave no combate das fake news.

Para exemplificar a importância da mensageria na luta contra a disseminação de informações falsas, é importante considerar três características principais de um canal oficial eficaz. São elas:

1 – Canais oficiais

Nesse caso, os canais oficiais (que, geralmente, são constituídos por chatbots) são espaços em que os usuários podem tirar dúvidas, se atualizar das novidades e até mesmo resolver algumas tarefas diretamente com a fonte oficial, seja ela uma empresa ou uma instituição pública. Plataformas assim evitam a disseminação de materiais opinativos como notícias verdadeiras – que é um dos grandes desafios para o combate às fake news.

Essas notícias falsas muitas vezes exploram opiniões para criar uma falsa sensação de veracidade. Por isso, ao oferecer um canal de mensageria em um aplicativo presente em mais de 98% dos celulares no Brasil – o WhatsApp, as entidades podem se posicionar como fontes seguras, permitindo que as pessoas verifiquem as informações diretamente.

2 – Hábito de consumir informação direto da fonte

O segundo é uma derivação direta do primeiro: mudar o comportamento do usuário na busca pela informação. Sistemas de mensageria eficazes são aqueles de simples navegação, ágeis nas respostas e, principalmente, conhecidos pelo público. Isso é essencial para que seja de simples acesso para os usuários e que eles se sintam à vontade para gravar o número e retornar de forma proativa quando for necessário.

Nesse sentido, a construção cuidadosa do chatbot é essencial para que as pessoas tenham confiança em utilizar o canal. Isso inclui integrar serviços relevantes para as necessidades diárias das pessoas.

3 – Regulamentação conforme o setor avança

À medida que os órgãos governamentais reconhecem a importância da centralização das informações em um canal oficial, é possível que, nos próximos anos, ocorra uma regulamentação mais abrangente no setor de mensageria. Isso ajudará a garantir segurança de dados, bem como melhorar ainda mais a transparência das informações – tendo em vista que a responsabilidade das instituições sobre as mensagens passadas aumentaria.

A evolução do papel da mensageria no combate à desinformação pode, portanto, envolver uma maior formalização e fiscalização do setor, visando garantir a integridade das informações veiculadas.

 

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