Em uma época na qual a tomada de decisão nos negócios necessita apoiar-se cada vez mais em dados confiáveis, ter informações que reflitam a realidade torna-se um desafio constante para todas as empresas. E se o assunto é comportamento do consumidor, a complexidade aumenta ainda mais.
A observação mais detalhada revela que o consumidor faz suas escolhas baseadas no ambiente no qual está inserido, afinal as cidades não apenas têm portes variados como oferecem serviços diferentes. Mas há uma coisa em comum. Em todos os cenários, as pessoas dizem muito sobre seus comportamentos a partir dos lugares que frequentam, pelas distâncias percorridas, em quais datas e horários. Estes são dados que podem ser coletados e processados de forma mais segura e anônima, considerando-se as variáveis regionais e o objetivo de cada marca.
Se levarmos em conta que mais de 90% dos consumidores no Brasil possuem um aparelho celular, pode-se afirmar que a análise do comportamento de uma amostra desses aparelhos reflete com bastante segurança o que acontece na realidade. Aqui estão algumas razões que justificam considerar o Mobile Behavior dentre as fontes de dados que podem embasar decisões e insights de negócios:
As empresas não decidem mais (só) com dados demográficos: Por muitos anos os dados demográficos foram a base e o maior critério para segmentação de consumidores. Atualmente, eles explicam uma parte desse comportamento, mas muitas variáveis sobre o destino da renda dos consumidores não estão mais sendo tratadas de maneira tão linear. Para comprovar isso, olhe para o lado e verá que pessoas de várias classes têm um modelo caro de smartphone.
Por que perguntar o que você pode inferir? As metodologias de pesquisa se aperfeiçoaram ao longo do tempo para fazer as perguntas certas e para poder comprovar, por meio de outras perguntas, se o consumidor estava ou não dizendo a verdade em relação às suas reais preferências. Agora, existem tecnologias que permitem olhar para milhões de dados e buscar os comportamentos desejados para explicar dúvidas sobre uma parcela específica de consumidores, ou mesmo uma amostra estratificada deles. Sim, em muitos casos os dados podem dizer mais a nosso respeito do que nós mesmos.
A transformação digital chegou para isso, e está só começando: Os desafios da transformação digital nas empresas estão aí para tornar melhor e mais rentáveis as iniciativas para o futuro, mas também para transformar processos existentes que demoram muito e/ou que são muito caros para as organizações. Estudos de Mobile Behavior podem responder prontamente a inúmeras perguntas que antes só eram possíveis com muito tempo e investimento. Isso diminui muito a janela existente entre a identificação de um problema e a ação necessária para a sua resolução.
Analise e compare de forma pragmática: O poder explicativo das análises de Mobile Behavior é por si só muito grande. Por quê? Simplesmente porque ele diz sobre a presença, a permanência e a frequência de um device num determinado local numa janela de tempo, que pode ser comparadas com o passado e até comprovar comportamentos futuros para os problemas que você procura resolver.
Torne o acesso à informação mais disponível a todas as áreas da sua empresa: Os estudos de Mobile Behavior podem ser facilmente compartilhados por meio de ferramentas tradicionais de BI com todos os stakeholders. Dessa forma, todos podem atuar em consonância para a solução de um problema específico.