Existem várias novas tecnologias que podem ajudar a melhorar o cuidado com cemitérios. Estas incluem a capacidade de monitorá-los 24 horas por dia, usando sensores e câmeras de vigilância para detectar qualquer atividade suspeita, por exemplo. Os sistemas de gestão também permitem que os responsáveis acompanhem todas as informações sobre o cemitério, incluindo datas de nascimento e falecimento, informações sobre sepultamentos e detalhes sobre áreas de jazigo.
Alguns cemitérios no Brasil já apostam nessas inovações para ressignificar a partida de entes queridos. O Cemitério da Consolação, por exemplo, localizado na cidade de São Paulo, conta com um aplicativo que funciona como guia para visitas ao acervo de arte tumular. O local é um museu a céu aberto e tem em suas sepulturas personalidades históricas da capital paulista, como Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, Mário e Oswald de Andrade, entre outros.
Conheça, a seguir, algumas das novas tecnologias adotadas pelos cemitérios.
1. Robótica
O uso de robôs para auxiliar na manutenção de cemitérios está se tornando cada vez mais comum. Eles podem ajudar a varrer folhas, regar plantas e até mesmo limpar túmulos.
2. Realidade aumentada e virtual
As realidades aumentada e virtual permitem que os visitantes acessem informações adicionais sobre as tumbas, permitindo que vejam fotos de parentes falecidos ou saibam mais sobre a história de um lugar específico.
3. Biometria
O uso da biometria permite que os visitantes se identifiquem rapidamente no cemitério, evitando longas filas e favorecendo a segurança.
4. Iluminação inteligente
A iluminação inteligente permite que os cemitérios fiquem bem iluminados durante o dia e à noite, permitindo maior visibilidade e segurança para os visitantes.
5. Tecnologia de reconhecimento facial
A tecnologia de reconhecimento facial pode ser usada para identificar visitantes frequentes nos cemitérios, melhorar a segurança dos locais e fornecer informações úteis sobre quem entra e sai do local.
6. Rastreio por meio de GPS
O sistema de rastreio por GPS permite localizar rapidamente as áreas em que os visitantes do cemitério estão presentes. O rastreio do carro é um dos métodos utilizados, cujo acesso pode ser fornecido à família da pessoa falecida. Outra possibilidade é o envio da localização em tempo real no WhatsApp para a família monitorar onde está o seu ente querido. Assim, as pessoas podem ter essas informações na palma da mão quando forem visitar o túmulo.