O surgimento da IA generativa tem sido uma daquelas mudanças do tipo que demarcaram o cenário tecnológico entre pré e pós-ChatGPT. O ano era 2022 e os desenvolvedores de tecnologia ainda estavam falando sobre aplicações restritas e específicas de tarefas da IA. Mas quem diria que uma tecnologia inovadora estava pronta para modificar para sempre a maneira como trabalhamos e criamos? No momento em que o ChatGPT completa um ano, é importante observar como essa tecnologia transformou nossas interações com as máquinas, abrindo um mundo de possibilidades antes inimagináveis.

Dados do Relatório sobre o impacto da Inteligência Artificial Generativa na América Latina, realizado pela Noventiq, entre os meses de maio e junho deste ano, com CEO’s, CCO’s e CMO’s das áreas de Tecnologia, Finanças, Serviços do Banco de Varejo e Finanças, Educação e Manufatura revelam que, no Brasil, 78,6% dos entrevistados concordam que nos próximos três anos a IA generativa redefinirá a forma como vivemos e trabalhamos na América Latina, contra 21,4% que discordam desta afirmação. Um resultado considerável para a tecnologia que completa o seu primeiro aniversário.

Ficou claro que no último ano o ChatGPT não apenas superou seus antecessores, mas também se tornou uma ferramenta indispensável para navegar pelas complexidades do cenário empresarial moderno.

Um salto quântico em IA

Em comparação com os sistemas de IA de linguagem natural anteriores, o ChatGPT representou um salto gigantesco em termos de recursos. Embora seus antecessores pudessem resumir textos ou responder a perguntas básicas, o ChatGPT ofuscou com sua capacidade de manter conversas coerentes e com nuances, além de lidar com solicitações complexas em diversas situações. Ele não estava confinado a uma programação rígida ou a conjuntos de dados limitados. Em vez disso, ele aproveitou o poder da aprendizagem profunda e das redes neurais maciças para entender o contexto, as nuances e as complexidades da linguagem de uma maneira que antes era considerada exclusivamente humana.

De acordo com a pesquisa da Noventiq, do ponto de vista empresarial, 23% dos empresários brasileiros se sentem confortáveis com as implicações legais do uso da IA generativa para ajudar a envolver clientes, fornecedores, funcionários e parceiros, sendo que 61,5% se sentem suficientemente confortáveis para testar a IA generativa de forma limitada, contra 15,4% que consideram analisar internamente, mas que sem uma estrutura legal clara, não irão implantar a tecnologia externamente. Um dado curioso neste ponto foi que nenhum entrevistado considerou não implementar a IA generativa.

Desde a Siri, a Cortana e a IA do Google até um sistema de IA que entenda a linguagem natural, houve um grande avanço na inovação tecnológica. Por um lado, essas ferramentas limitavam-se a responder apenas a consultas informativas curtas, compreendendo poucas nuances contextuais e não conseguindo seguir as cadeias lógicas de uma conversa real. De forma semelhante, mas um pouco avançada, a assistência por voz da Amazon, Alexa, era boa apenas para pesquisar fatos, controlar dispositivos inteligentes e responder a perguntas ou comandos muito simples. Mas o ChatGPT, com poderes de conversação semelhantes aos humanos, apoiado por fortes habilidades generativas, é a IA de conversação no sentido real.

O que se seguiu após seu lançamento público, em novembro de 2022, foi sem precedentes, tanto em relação ao entusiasmo quanto à normalização da IA como a nova palavra da moda. Todos, desde os entusiastas da tecnologia até o público em geral, tinham um novo passatempo, pois estavam usando o GPT para escrever histórias, poemas, cartas de amor, cópias de anúncios e uma série de outras tarefas criativas. Mesmo que alguns dos casos de uso iniciais tenham sido experimentais, beirando o supérfluo, as empresas logo começaram a procurar aproveitar o poder da IA para simplificar as operações, aprimorar as experiências dos clientes e impulsionar a inovação.

Desde o suporte ao cliente, a criação de conteúdo e a codificação até a análise de dados e a tomada de decisões, as aplicações do ChatGPT são vastas e variadas.  Usando comandos simples, o ChatGPT pode gerar textos de marketing atraentes, descrições detalhadas de produtos, notas de lançamento, modelos de e-mail, etc. O suporte ao cliente também se beneficiou muito. Sua natureza conversacional calorosa faz com que a IA seja ideal para atender às dúvidas dos clientes. As equipes de pesquisa e desenvolvimento em organizações de engenharia também receberam o ChatGPT em sua caixa de ferramentas. Sua capacidade de traduzir especificações em código o torna uma ferramenta útil de produtividade para os desenvolvedores.

Adoção nos negócios: Uma revolução lenta, mas constante

No último ano, empresas de todos os setores reconheceram o potencial do ChatGPT e estão gradualmente integrando-o às suas operações. O que ajudou nesse processo foi o advento dos modelos de linguagem ampla (LLMs) de código aberto, que ajudaram as empresas a criar modelos ajustados que são mais específicos ao domínio e orientados a objetivos. Tomemos como exemplo um LLM bancário, que está mais sintonizado com as necessidades do setor bancário, ou um LLM de varejo, que é alimentado com dados específicos do varejo para responder às consultas dos clientes sobre parâmetros como tamanho, cor etc.

O impacto transformador do ChatGPT é evidente em sua capacidade de aumentar a inteligência humana em vez de substituí-la. As empresas estão descobrindo que essa tecnologia serve como um valioso colaborador, aumentando a criatividade, a eficiência e as capacidades de resolução de problemas.À medida que as empresas inovadoras desbloqueiam mais e mais aplicativos, praticamente todas as funções têm a ganhar com a integração do ChatGPT adaptada às suas necessidades específicas. Em breve, os assistentes de IA configurados com dados e diretrizes da empresa se tornarão funcionários indispensáveis nas empresas modernas. Até mesmo trabalhos complexos, como projetos de engenharia, análises financeiras, triagens de recrutamento e suporte a diagnósticos, não parecem estar muito distantes dos recursos exibidos por esses modelos que avançam rapidamente.

No entanto, os governos de todo o mundo também despertaram para as promessas e os possíveis perigos dessa tecnologia. Os setores políticos dos Estados Unidos e da União Europeia começaram a elaborar políticas com foco em estruturas de segurança de IA. As regulamentações sobre transparência, prevenção de vieses e privacidade do usuário estão sendo reforçadas. Alguns governos também estão considerando mecanismos para compartilhar os benefícios dos avanços da IA de forma equitativa em toda a sociedade.

Olhando para o futuro: o futuro do ChatGPT e a transformação dos negócios

O futuro reserva perspectivas animadoras para o ChatGPT, com aplicações potenciais que abrangem campos como aprendizagem personalizada, diagnósticos de saúde e esforços de pesquisa colaborativa. As empresas que adotarem o ChatGPT e seus sucessores estarão mais bem equipadas para enfrentar os desafios de um cenário em constante evolução.

As primeiras estruturas regulatórias têm como objetivo estimular a inovação e, ao mesmo tempo, manter em mente os melhores interesses da sociedade. A euforia do ano passado pode se transformar em um otimismo mais moderado, mas uma coisa é certa: para as empresas, os modelos semelhantes ao ChatGPT vieram para ficar como parceiros e catalisadores. À medida que os custos diminuem e a acessibilidade aumenta, é certo que a IA generativa será um imperativo para todas as empresas, um pouco como a tecnologia móvel que hoje está tão profundamente incorporada em tudo.  É inegável que estamos na era da IA conversacional e, com uma adoção cuidadosa, o futuro parece brilhante.

 

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