Os 35,3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais neste ano serão nada mais nada menos do que um em cada cinco integrantes da população economicamente ativa no Brasil segundo o conceito do IBGE. Se em 2023 a renda total foi de R$ 1,06 trilhão, com as novas projeções para 2025 o volume que circulará pelas carteiras, contas correntes, cartões e pix deverá chegar aos R$ 1,15 tri.

Dentro deste universo temos vários outros mundos que se diferem pelo momento de vida de cada um, pelas décadas que os separam, pelo grau de instrução, pela renda e pelas questões atitudinais. É um erro imaginar que são todos iguais. Entender estas diversas personas é o desafio diário de gestores de marketing, desenvolvedores de produtos, designers e toda indústria criativa.

Como já tratei em um artigo recente, a pesquisa TIC identificou em 2023 que 76% das pessoas com 60 anos ou mais possuíam smartphone. A quantidade de integrantes nesta faixa etária aumentou em 1,7 milhão de pessoas, já mais habituadas com a tecnologia mobile, o que nos leva a crer que o percentual se aproxime dos 80% hoje.

A potência de consumo de serviços deste público é extraordinária e está em pleno crescimento. Em um mercado que já enfrenta a redução de novos clientes das faixas etárias menores pela diminuição da fecundidade observada na última década e por campanhas que incentivam que se retarde o acesso aos smartphones por crianças menores e da institucionalização da restrição do uso em escolasm, o que temos observado é uma estratégia de convencimento para uso da portabilidade entre operadoras. O mercado de uma cresce com a redução dos clientes da outra. O convite que faço é para que os conselhos de administração, CEOs e diretores desafiem seus times a conhecer melhor o consumidor 60+.

A modalidade de plano de pagamento por grupo etário também mostra o quanto o cliente 60+ aprecia relacionamentos de longo prazo com a operadora. A modalidade de pagamento por conta, seja pós-paga ou controle é a maior de todos os grupos etários. Este comportamento vai ao encontro da renda disponível, previsibilidade e garantia o que ajuda na adimplência. É um cliente que, bem entendido, atendido e tratado, fica na carteira de clientes por décadas. O desafio passa a ser o desenvolvimento de estratégias de relacionamento adequadas a este público que prefere o atendimento presencial em loja. Neste formato, com boa capacitação das equipes, uma conversa agradável e estratégias construtivas de exploração de demandas, surgem oportunidades que vão desde a oferta de novos equipamentos, gadgets de automação residencial, pacotes de dados mais adequados e outros serviços como seguro ou assinaturas de streaming.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!