Em 2015, o Google anunciou no segundo dia da I/O, a conferência anual do Google, o desejo de roupas se tornarem touch screen, lançando um projeto para inserir controles de toque em tecidos, que seriam capazes de interagir com equipamentos eletrônicos, como smartphones. Com isso, nasceu o Projeto Jacquard, dentro da incubadora do Google, a ATAP – acrônimo em inglês para Grupo de Projetos e Tecnologias Avançadas, que desenvolve produtos com foco em inovações mobile –, e idealizado pelo designer de interação Ivan Poupyrev – figura famosa no meio que era da Disney Research e, em 2014, foi para o Google.
A ideia apresentada era dar aos fabricantes de têxteis a capacidade de impregnar os tecidos com um novo tipo de fio condutor trançado, que pudesse receber sinais, para controlar aplicativos móveis, acender e apagar as luzes. Por isso, Jacquard, em parceria com a Levi’s, criou tecidos que combinassem ligas metálicas finas com tecidos naturais e sintéticos como seda, algodão e poliéster.
Jaquetas inteligentes
Pouco mais de dois anos depois, em 2017, foi lançada a primeira jaqueta inteligente, batizada como Levi’s Commuter Trucker Jacket, por US$ 350. A partir de gestos sobre uma das mangas da jaqueta, era possível enviar comandos para o celular, recebendo respostas em áudio, como ouvir mensagens (convertidas de texto para áudio); receber instruções de navegação passo a passo por áudio; verificar quanto tempo falta para chegar ao destino; aceitar ou recusar chamadas; verificar as horas; avançar, retroceder, tocar ou pausar uma música na playlist; e consultar qual música está tocando.
Foi disponibilizada com o foco nos ciclistas, para usar junto com os fones de ouvido plugados ao smartphone. Na manga, o recurso foi costurado em um tecido especial, com microfios eletrônicos capazes de detectar os gestos do usuário e repassar a informação para uma abotoadura conectada, que se comunicava através de Bluetooth Low Energy com o smartphone do usuário, seja Android ou iPhone.
Originalmente, o Google e a Levi’s haviam prometido que esta jaqueta estaria disponível muito mais cedo do que a data de lançamento. Em resposta ao The Verge sobre o atraso, foi dito que foi necessário muito trabalho para tornar toda a fabricação, o aplicativo e o restante da tecnologia mais duráveis e confiáveis, e que vender jaquetas não é a mesma coisa que vender gadgets.
Em 2019, foram lançadas duas novas jaquetas, ainda em parceria com a Levi’s: a Trucker padrão e a Sherpa, mais resistente para isolar o frio, em seis países: Austrália, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. A marca de roupas acabou desistindo de incorporar os fios Jacquard sensíveis ao toque na própria manga, executando uma nova versão mais “comum” da jaqueta.
A peça, neste caso, era feita normalmente, e depois era inserido um pequeno aparelho, denominado Jacquard Tag, dentro do punho da manga esquerda. O bluetooth, neste caso, era menor e fácil de encaixar no punho da peça. Dessa maneira, os custos foram reduzidos, com o preço de US$ 198 na Trucker, e US$ 248 na Sherpa.
Mochilas inteligentes
No mesmo período, um pouco antes das jaquetas Trucker e Sherpa terem sido lançadas, outro produto com tecnologia Jacquard foi anunciado: a mochila inteligente da marca de moda de luxo Saint Laurent, chamada Cit-E, que tinha uma alça de ombro sensível ao toque para controlar um smartphone conectado. Similar à primeira jaqueta, a Cit-E também era alimentada por uma “etiqueta” removível com a bateria e o hardware internos, além das funcionalidades apresentadas.
O revestimento externo da mochila foi feito de náilon, com forro de lona na parte interna, além de alguns bolsos internos (um para celular e outro bolso maior e acolchoado, provavelmente para laptop ou tablet). O preço saiu por 795 euros, ou cerca de US$ 877.
Em 2020, no segundo semestre, a Samsonite lançou duas novas mochilas Konnect-i, uma de tamanho padrão por US$ 230 e uma opção de tamanho fino por US$ 200, com a tecnologia, e com as mesmas funcionalidades da primeira mochila.
Palmilhas inteligentes
Em março de 2020, Adidas e EA Sports anunciaram uma chuteira com uma palmilha inteligente com Jacquard Tag, chamada de GMR. Neste caso, o produto foi desenvolvido com a Jacquard Tag, que usou algoritmos de aprendizado de máquina, para reconhecer chutes, força de chute, distância e velocidade. Ele se conecta ao FIFA Mobile para desafios e tabelas de classificação.
Encerramento do app
Este ano, no entanto, o Google fez um ajuste no aplicativo Jacquard para aparecer uma nova mensagem com a confirmação do encerramento do app, para terminar em 24 de abril de 2023. Os clientes foram incentivados a baixar seus dados do Jacquard ou simplesmente excluí-los, não deixando nenhum tipo de alternativa para os produtos continuarem funcionando depois.