StarTAC da Motorola. Foto: Wikipedia

Lançado em janeiro de 1996, o Motorola StarTAC virou uma febre e foi pioneiro em muitos aspectos. A começar pelo nome que, se você é um fã de Star Trek (Jornada nas Estrelas) pode ter certeza que a semelhança não é mera coincidência. Isso porque o design do aparelho foi inspirado no comunicador do Capitão Kirk, o que o tornou o primeiro a ter abertura flip, algo bastante inusitado na época. Ao mesmo tempo era fino, leve – pesava apenas 88g – e inaugurou a linha de celulares arredondados, também chamados de concha ou clamshell.

Sucessor do MicroTAC, o modelo quando fechado media 8 cm, contava com uma bateria extra, feita de íon-lítio, e que podia dobrar a capacidade de conversação. O alerta vibratório foi outro ponto que o colocou à frente do mercado. Mesmo mais tarde, com uma versão digital, ele se sobressaiu, já que possibilitou o envio e recebimento de SMS.

Com tanta novidade, o aparelho caiu no gosto de muita gente, inclusive dos brasileiros, mesmo que precisassem desembolsar R$ 2 mil. Ele foi um marco da popularização da telefonia celular no País. A Motorola estima que comercializou em torno de 60 milhões de unidades deste aparelho e algumas pararam nos estúdios de Hollywood, como no filme 8 Milímetros, que tem Nicolas Cage como protagonista.

StarTAC; Motorola

Motorola StarTAC fechado. Foto: Wikipedia

Um StarTAC diferente

Em 1997, a equipe europeia da Motorola quis ser ainda mais audaciosa. Com o intuito de reutilizar o plástico do extinto Flare, o time resolveu apostar em uma versão do StarTAC bastante colorida. A iniciativa nos dias atuais talvez fosse bem vista, mas na época não agradou a liderança. A negativa, no entanto, não foi impedimento. A turma resolveu enviar as peças para uma fábrica da marca, que ficava em Brae, na Escócia, e criar o modelo. Com baterias fabricadas na Irlanda, a versão Rainbow ou Harlequin chegou apenas ao mercado do sul europeu e foi um sucesso. Mais uma vez, a conexão do nome prevaleceu. Desta vez, a inspiração foi no Polo Harlekin, da Volkswagen.

StarTAC Rainbow

Motorola StarTAC Rainbow. Foto: Ged Carroll