Toques polifônicos podem criar vários tons e notas musicais simultaneamente, resultando em um som mais natural e realista para melodias, em comparação com telefones mais antigos, que só podiam reproduzir toques monofônicos, com uma nota por vez. Eles simulam música usando um conjunto predefinido de tons e sons de instrumentos, mas não podem reproduzir vocais ou uma música exata.
Foi o músico britânico Thomas Dolby que criou o primeiro software móvel capaz de reproduzir toques polifônicos. Até então, ele era conhecido por hits de synthpop que havia produzido durante os anos 1980. No começo dos anos 90, cansado da indústria da música, resolveu ir para o Vale do Silício, em uma época que as “companhias de computador estavam começando a levar música mais a sério”, nas suas palavras.
Lá, Dolby criou a Beatnik, uma empresa que desenvolvia softwares de som para sites e games, incluindo sintetizadores virtuais polifônicos. A estratégia da Beatnik era diferente do que vinha sendo feito na época, pois não utilizava um hardware para produzir o som polifônico, por meio de um chip de som, mas sim um software. Era uma solução simples e barata.
Em busca de uma forma de incluir toques polifônicos nos seus celulares, mais tarde, já no começo dos anos 2000, a Nokia licenciou o miniBAE, da Beatnik, que na verdade era para ser um plugin de website. Por acaso, suas características se assemelhavam aos requisitos necessários para funcionar em um celular da época. Em 2002, o Nokia 3510 foi o primeiro celular a utilizar toques polifônicos.
Outras companhias não demoraram a adotar a tecnologia, que se tornou padrão nos dispositivos móveis. A Beatnik licenciou o software também para marcas como Sony Ericsson, Siemens, Samsung, Motorola e Panasonic. O miniBAE foi instalado em mais de 3 bilhões de celulares pelo mundo.
Há quem diga que o toque polifônico surgiu no Japão, por volta de 2001. O próprio Dolby disse que, na verdade, a Nokia o procurou, pois havia companhias asiáticas lançando celulares com chips de som que conseguiam tocar toques polifônicos. Mas esses eram caros, sete dólares uma unidade. De fato, foi a companhia japonesa Yamaha que criou a primeira tecnologia de toque polifônico, com a série de chips de som polifônico MA.