Já falamos sobre o IBM Simon aqui, o primeiro personal digital assistant (PDA) a incluir recursos de telefonia móvel, em 1993. Além de ter sido pioneiro em um tipo de dispositivo que pavimentou o caminho para o surgimento dos smartphones como conhecemos atualmente, sendo considerado o primeiro smartphone da história em muitos sentidos, ele também foi o primeiro celular a ter um jogo entre suas aplicações.
O Scramble era como um quebra-cabeça com 15 peças que podiam ser movidas por meio de sua caneta stylus na tela sensível ao toque. O objetivo era formar uma imagem, que aparecia no começo do jogo. Cada peça, um pedaço desse desenho, era virada de “ponta-cabeça” e representada por um número. O usuário precisava desembaralhar as peças para formar a imagem, como em um quebra-cabeça normal.
No mesmo ano, em 1993, a Siemens conseguiu rodar o Klotz, uma versão do Tetris, no seu celular S1. No entanto, como já havia uma patente registrada para games em dispositivos móveis, a companhia não achou que seria um bom investimento e o jogo foi apagado do celular – só que não. Ele acabou sendo escondido dentro do celular, como um easter egg. Com os comandos corretos para acessá-lo, era possível jogar Klotz.