Os smartphones hoje são quase que sinônimos de aparelhos para ouvir música, mas, há um tempo atrás (e cada vez mais atrás), essas duas coisas caminhavam separadas. Nos primeiros anos da década de 2000, havia os celulares de um lado, com as funções primordiais de fazer ligações e enviar mensagens, e havia os aparelhos reprodutores de música, como os iPods, por exemplo. Até que a Motorola decidiu tentar juntar tudo isso em um único dispositivo: o Motorola ROKR E1.

O primeiro celular com iTunes

Lançado em 7 de setembro de 2005, o Motorola ROKR E1 ficou relativamente conhecido na história da tecnologia móvel por ser o primeiro telefone celular do mundo a contar com integração oficial com o iTunes, marcando a primeira incursão da Apple no mercado de telefonia móvel.

O dispositivo foi por vezes chamado de “o pai do iPhone” e foi resultado de uma parceria entre a empresa da maçã e a Motorola, em uma época em que a Apple ainda não havia lançado seu próprio smartphone, já que o primeiro iPhone só chegaria dois anos depois, em 2007.

O design e a estrutura do ROKR E1 foram baseados no Motorola E398, mas com um diferencial: ele vinha com um software que permitia sincronizar músicas do iTunes diretamente no computador. Isso permitia que os usuários carregassem até 100 faixas no celular (o que pode parecer pouco hoje, mas na época era um grande lance).

O objetivo era oferecer uma experiência semelhante à de um iPod, mas com funcionalidades de um telefone. O aparelho continha uma câmera VGA traseira básica de 0.3 megapixels, com uma tela de 176 x 220 pixels com aproximadamente 2 polegadas. 

Motorola ROKR E1

Seu armazenamento interno era de 512 MB, porém, mesmo que pudesse ser expandido, a Apple impôs uma restrição que somente poderiam ser colocadas 100 músicas no aparelho. O aparelho acabou recebendo críticas por conta da lentidão do processador e da demora em realizar a sincronização das músicas. E detalhe: as músicas baixadas no celular da biblioteca do iTunes não podiam ser usadas como toque do telefone.

Ele vinha também com uma função chamada Rhythm Lights, em que o aparelho piscava luzes coloridas no ritmo das músicas tocadas. 

O lançamento do aparelho contou com propagandas chamativas, como o comercial protagonizado por Madonna, em que vários artistas e ritmos musicais vão se espremendo dentro de uma cabine telefônica (fazendo analogia à capacidade do aparelho de ser um telefone que toca músicas).

Expectativa vs. Realidade

Apesar da proposta inovadora para a época, o ROKR E1 não deslanchou. Além do seu hardware limitado, a interface e o design eram basicamente os mesmos do Motorola E398. Além disso, a restrição de músicas da Apple (imposta para não canibalizar as vendas do iPod), acabou se tornando um grande revés para as vendas do aparelho.

O próprio CEO da Apple na época, Steve Jobs, demonstrou seu descontentamento com o dispositivo publicamente em apresentações da empresa. O iPod Nano, por exemplo, teve o seu lançamento no mesmo dia do ROKR E1, o que acabou prejudicando as vendas do celular da Motorola.

Embora tenha fracassado comercialmente, o aparelho ajudou a abrir caminho para celulares com integração musical, preparando o terreno para o lançamento do primeiro iPhone.

 

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