A Apple se tornou, pela primeira vez, a líder em vendas trimestrais de telefones celulares nos Estados Unidos. No último trimestre de 2012, a empresa alcançou 34% de market share, segundo o relatório Wireless Device Strategies, da Strategy Analytics. O sucesso da Apple foi impulsionado por seu ecossistema, que vai dos iPhones à App Store, incluindo subsídios generosos e um marketing agressivo. Os 17,7 milhões de aparelhos embarcados da Apple nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012 representa uma alta em relação ao último de trimestre de 2011, quando esse número foi de 12,8 milhões de celulares.
A Samsung, que aparece na liderança em outras pesquisas, embarcou 16,8 milhões de dispositivos nos Estados Unidos, com 32% de market share. De acordo com a Strategy Analytics, esse percentual está 5 pontos acima do registrado no último trimestre de 2011, quando a fabricante sul-coreana tinha 27% da fatia do mercado norte-americano. Para a Strategy Analytics, a Samsung deve recuperar o primeiro lugar do ranking de fornecedores em 2013, com o lançamento de modelos novos.
Já a LG permanece em terceiro lugar, com 4,7 milhões de telefones embarcados e 9% do mercado. Esses valores indicam uma retração da empresa, que no quarto trimestre de 2011 registrava 14% de participação no mercado.
Entre os meses de outubro e dezembro, foram embarcados no mercado norte-americano 52 milhões de aparelhos celulares, o que significou um crescimento anual de 4% em relação ao mesmo período de 2011. Na avaliação da Strategy Analytics, esse aquecimento no mercado é resultante da demanda por smartphones com tecnologia 3G e 4G.