O iPhone foi o grande responsável pelo aumento de 2,1% na receita da Apple no quarto trimestre de 2023, comparando com o mesmo período do ano anterior. Ao todo, foram US$ 120 bilhões em receita, e lucro líquido de US$ 34 bilhões. Os handsets geraram cerca de US$ 70 bilhões no período, representando 58,3% de receita.
Apesar de um descanso nas quedas – foram quatro trimestres consecutivos de receita em declínio – os analistas que participaram da call nesta quinta-feira, 1, que anunciou os resultados financeiros da Apple, perguntaram mais sobre a queda de 12,5% nas vendas na China, o que ofuscou o resultado positivo como um todo. Tim Cook
O segmento de serviços gerou o maior lucro da história da área, US$ 23,12 bilhões, um incremento de 9,5% na comparação com os US$ 21 bi de um ano antes. No entanto, vestíveis, casa e acessórios geraram US$ 12 bilhões, uma queda de 11%.
Para os analistas de mercado, Tim Cook, CEO da Apple, explicou que “o mercado chinês é o mais competitivo do mundo e isso não mudou”. Disse ainda que apesar do resultado insatisfatório na China, a empresa estava contente com os mais de 6% de crescimento de receita do iPhone, e destacou os mercados emergentes – como Indonésia, Índia e América Latina – como grandes contribuintes. “O iPhone está indo bem nesses mercados”, apontou o executivo.
IA generativa
Sobre inteligência artificial generativa, o CEO da Apple preferiu não dar nenhuma direção sobre o assunto, mas acredita que a empresa apresentará notícias sobre o tema ainda este ano.
Base total
Outro dado apresentado na conferência foi que a base instalada total de dispositivos da Apple atingiu 2,2 bilhões, acima dos 2 bilhões de um ano atrás.