Em tempos de crise econômica, as empresas precisam valorizar os seus clientes fiéis. Isso vale para qualquer setor da economia, inclusive o de conteúdo móvel. A brasileira FS, responsável por uma série de serviços de valor adicionado (SVAs) nas áreas de segurança e cloud para celulares, está propondo às operadoras brasileiras a adoção de um sistema de bonificação para seus usuários mais leais.

"A ideia é seguir o conceito de gameficação, bonificando o assinante com franquia de dados em troca da sua lealdade no uso de SVAs", explica Alberto Leite, presidente da FS. 

Segundo o executivo, há negociações em curso com todas as operadoras que vendem serviços da FS. Uma delas deve lançar a novidade nos próximos meses. Vale lembrar que as operadoras distribuem os serviços da FS com suas marcas próprias, seguindo o modelo conhecido como "white label", com posterior divisão de receita entre as partes.

Estratégia

Outra novidade estratégica da FS é a concentração de seus variados serviços de segurança, localização e cloud em um único, acessível através do app Hero. Fazem parte ferramentas de antivírus, armazenamento na nuvem, rastreamento, dentre outras, incluindo algumas gratuitas, como otimização da performance do aparelho. "Há apps demais. Fica mais fácil para o usuário gerenciar tudo junto. E agrega mais valor ao produto", explica Leite. Além disso, o usuário poderá contratar os serviços através do próprio app.

A FS fechou o ano passado com 28 milhões de unidades geradoras de receita (UGRs) de seus serviços, das quais 95% estão no Brasil e o restante na Argentina e no Chile, onde tem contratos com a Movistar. Para o fim deste ano a empresa projeta chegar a 30 milhões de UGRs, sendo 92% no Brasil. O crescimento baixo se explica pela concentração dos serviços em um só: o que significa que um usuário que antes contava como duas ou três UGRs porque assinava dois ou três serviços separadamente passará a contar como uma só.

Ainda este ano a empresa planeja fechar com outras operadoras na Argentina e no Chile, além de iniciar sua operação no México. Como parte do seu plano de expansão internacional, a FS contou com uma sala de reuniões no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na semana passada.