A Aura ganhará novas funções no Brasil com foco em monetização e interação com TV este ano. As informações foram confirmadas pelo vice-presidente de estratégia digital e inovação da Vivo, Ricardo Sanfelice, para Mobile Time durante a MWC19, e fazem parte do plano de transformar a solução de inteligência artificial da Telefónica em um serviço de plataforma, ou “Aura as a Platform”.

“Vamos mover (nossos esforços) para casos de uso de monetização no Brasil. Assim como os companheiros da Argentina fizeram em 2018”, disse o executivo. “Aura nos ajuda (Vivo) a nos diferenciar no mercado e a melhorar nossa eficiência operacional. Além da redução de OPEX, a Aura também tem um tremendo potencial de geração de receita.”

Como noticiado por esta publicação na última quinta, 28, Aura terá times globais e as soluções criadas para a plataforma serão compartilhadas entre as diferentes localidades. Ou seja, o Brasil utilizará o conhecimento da Argentina em monetização via Aura, enquanto a operação da Telefónica Argentina focará no desenvolvimento de soluções de atendimento multicanal feitas no Brasil.

Inicialmente, a Vivo desenvolverá opção de recarga para celular pré-pago e mudança de pacote de telefonia via interações simples com a Aura, como comando de voz pelo app Meu Vivo Móvel (Android, iOS). Posteriormente, a solução também deve entrar na oferta recomendada de smartphone que será lançada na Argentina em março de 2019.

Vale frisar, a Aura teve mais de 500 mil interações com clientes argentino em seu primeiro ano. Enquanto isso, a plataforma de inteligência artificial teve 20 milhões de interações no Brasil no mesmo período. No total, a Aura teve mais de 30 milhões de interações em seis países em 2018.

TV, casa inteligente e multicanalidade

Outra novidade que deve chegar na operação brasileira ainda em 2019 é a Aura via aplicativo over-the-top do Vivo Play (Android, iOS). A solução já existe desde outubro de 2018 na Espanha e permite dar indicações de filmes, séries e programas de TV, agendar horários e rodar os filmes. Ainda não foi definida a data para lançamento.

Questionado se a operadora pretende adotar a solução no Brasil de controle de casa inteligente via Aura – Movistar Home, na Espanha – o VP da Vivo disse que depende de estudo e demanda de mercado e, se vier, não deverá ser em 2019.

Sobre a multicanalidade, o executivo revelou que o atendimento cognitivo via call center passará a funcionar no Brasil todo a partir de março. Atuando desde o final de 2018, a solução funciona apenas no pré-pago e já atendeu mais de 250 mil ligações de clientes da operadora.

 

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